Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorSantos, Geilson de Sousa-
dc.date.accessioned2022-10-03T14:43:58Z-
dc.date.available2022-10-03T14:43:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Geilson de Sousa. Ensino em braille e formação de professores: percepções de docentes e discentes da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orientador: Andriola Wagner Bandeira. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68644-
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities is the agenda of many social and collective struggles. In line with the problematization of the mentioned theme, this research presents a case study on the teaching of braille in the training of teachers of the pedagogy course Faculdade de Educação (FACED) at the Federal University of Ceará (UFC). The justification of this research assumes a personal nature since it is closely related to the life history of the blind researcher literate in Braille; professional, insofar as it expands and includes human diversity, in the formation of the pedagogue; social, as the process of accessibility and educational and social inclusion of the visually impaired person. General: He presents himself as professors, professors and students of FACED/UFC on training for training for the teaching of FACED/UFC. As specific objectives for pedagogy teachers: 1. Identify the main difficulties faced by FACED/UFC students for blind students in the subjects of the pedagogy course; 2. Investigate the main difficulties of students coming from the current curriculum, with regard to the teaching and learning of blind students. Regarding the methodological course, a bibliographic research was carried out for a better theoretical basis on the subject. To consolidate this case of a qualiquant approach, a study application was used with students and teachers of the Faculty of Education. As results and studies, it is proposed: the sample consisted of 20 subjects. There were 19 students from the FACED Pedagogy course who participated in the study. The main difficulties were related to the description of images. Audio description presents information for teachers in initial and continuing education, because the precision blind person will need his vision of the world, according to the information he receives. The second difficulty presented by the professors was related to the adaptation of the didactic-pedagogical material to the requirements of the blind students. Not that, when dealing with the biggest gaps of students, the absence of specific disciplines or the attendance of students in special education education, the absence of specific disciplines, goes deeper into the education of students. each type of disability. In view of the above, it was concluded that the inclusion of people with disabilities in the process of basic education is discouraging and requires investment in teacher training to deal with different realities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Braillept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlfabetização de cegospt_BR
dc.subjectTeaching Braillept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBlind literacypt_BR
dc.titleEnsino em braille e formação de professores: percepções de docentes e discentes da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSousa, Clemilda dos Santos-
dc.description.abstract-ptbrA inclusão de pessoas com deficiência, é pauta de muitas lutas sociais e coletivas. Em consonância com a problematização do mencionado tema, essa pesquisa apresenta um estudo de caso sobre o ensino de braille na formação dos professores do curso de pedagogia Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A justificativa desta pesquisa, assume natureza pessoal, uma vez que se relaciona intimamente com a história de vida do pesquisador cego alfabetizado em braille; profissional, a medida em que amplia e inclui a diversidade humana, na formação do pedagogo; social, a medida em que propõe o processo de acessibilidade e inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual. Apresenta-se como objetivo geral: analisar as percepções dos docentes e discentes da FACED/UFC, acerca da formação para o ensino de braille. Como objetivos específicos: 1. Identificar as principais dificuldades dos docentes da FACED/UFC para lidar com alunos cegos nas disciplinas do curso de pedagogia; 2. Averiguar as principais dificuldades dos discentes oriundas da atual matriz curricular, no que se refere ao ensino e aprendizagem de alunos cegos. Sobre o percurso metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica para melhor embasamento teórico sobre o tema. Para a consolidação desse estudo de caso de abordagem qualiquantitativo, utilizou-se aplicação de questionário junto aos discentes e docentes da Faculdade de Educação. Como resultados e discussões, apresentam-se: a amostra de professores foi composta por 20 sujeitos. Houveram 19 alunos do curso de Pedagogia da FACED que participaram do estudo. As principais dificuldades relacionaram-se à descrição de imagens. A audiodescrição precisa também estar presente na formação inicial e continuada dos professores, porque a pessoa cega vai construindo sua visão de mundo, de acordo com as informações que recebe. A segunda dificuldade apresentada pelos docentes relacionou-se à adaptação do material didático-pedagógico às exigências dos alunos cegos. No que tange aos alunos, quando indagados acerca das maiores lacunas oriundas da formação, destacaram: ausência de disciplinas voltadas ao atendimento de alunos cegos ou ao ensino do Braille, ausência de estágios na área da Educação Especial ou Educação Inclusiva, ausência de disciplinas específicas para cada tipo de deficiência. Diante do exposto, concluiu-se, que a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica é um processo demorado e exige investimento na formação dos professores para lidar com diferentes realidades.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_gssantos.pdf345,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.