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dc.contributor.advisorBarreto, Helena Martins do Rego-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Eduarda Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:02:43Z-
dc.date.available2022-09-29T14:02:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Eduarda Rodrigues de. Big Data: como a datificação está impactando a trabalho publicitário? Uma análise da atuação profissional na empresa Deloitte Digital. Orientadora: Helena Martins do Rego Barreto. 2022. 75 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68607-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to investigate how the professional practices of communicators have been changed with the advent of Big Data. Due to the development of robust technological tools, which allow the storage of a large volume of data and the extraction of information in real time, the use of data by advertising has been increasingly widespread. Thus, the study seeks to map the transformations of the advertising market in the face of ICTs and their impact on advertising, in view of the changes in the professional competences attributed to professionals and in their practices, giving special emphasis to the issue of the creative autonomy of the professional. Therefore, an exploratory and qualitative research was carried out, based on the case study of the Deloitte Digital agency. To ascertain the perception of advertisers, an online questionnaire and a structured interview were applied. After data collection and interpretation, it was attested that the use of data by advertising is seen from an advantageous perspective for professionals working in the communication area. However, as it is a fast process, typing demands new skills that require the professional to be always updating and accumulating new tasks, which can lead to professional overload. The comments made by the interviewees corroborate the idea that the advent of Big Data is a major factor in the excess of roles assigned to the communicator. The panorama presented by the employees of Deloitte digital, through questionnaires and interviews, validate the theories about the use of data in everyday life as a facilitating tool for the performance of work, despite generating discussions about good practices and legislation regarding the handling of data in communication.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.subjectCompetências profissionaispt_BR
dc.subjectUso de dados na publicidadept_BR
dc.titleBig Data: como a datificação está impactando a trabalho publicitário? Uma análise da atuação profissional na empresa Deloitte Digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como principal objetivo investigar como as práticas profissionais dos comunicadores têm sido alteradas com o advento do Big Data. Devido ao desenvolvimento de ferramentas tecnológicas robustas, que permitem o armazenamento de um grande volume de dados e a extração de informações em tempo real, o uso de dados pela publicidade tem sido cada vez mais disseminado. Assim, o estudo busca mapear as transformações do mercado publicitário diante das TICs e seu impacto no fazer publicitário, tendo em vista as mudanças nas competências profissionais atribuídas aos profissionais e em suas práticas, dando especial relevo à questão da autonomia criativa do profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir do estudo de caso da agência Deloitte Digital. A fim de averiguar a percepção de publicitários, foram feitas aplicação de questionário on-line e entrevista estruturada. Após a coleta dos dados e sua interpretação, atestou-se que o uso de dados pela publicidade é visto por uma ótica vantajosa para os profissionais que atuam na área de comunicação. Todavia, por ser um processo veloz, a datificação demanda por novas habilidades que requerem que o profissional esteja sempre em atualização e acumulando novas tarefas, podendo levar a sobrecarga do profissional. Os comentários feitos pelos entrevistados corroboram com a ideia de que o advento do Big Data é um fator preponderante para o excesso de papéis atribuídos ao comunicador. O panorama apresentado pelos funcionários da Deloitte Digital valida as teorias sobre o uso de dados no cotidiano como uma ferramenta facilitadora para a performance do trabalho, apesar de gerar discussões quanto a boas práticas e legislação com relação ao manuseio de dados na comunicação.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

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