Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68589
Tipo: Dissertação
Título : Estrutura da demanda de carne verde bovina no mercado de Fortaleza, Estado do Ceará - 1967/72
Autor : Costa Neto, Jose Policarpo
Tutor: Gondim, Mauro Barros
Palabras clave : Carne de boi;Oferta e procura
Fecha de publicación : 1975
Citación : COSTA NETO, Jose Policarpo. Estrutura da demanda de carne verde bovina no mercado de Fortaleza, Estado do Ceará - 1967/72. 1975. 49 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1975. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68589. Acesso em: 28 set. 2022.
Resumen en portugués brasileño: A preocupação fundamental deste trabalho, fixou-se no estudo das relações estruturais da demanda de carne verde bovina no mercado de Fortaleza, a partir de observações mensais, com inicio em janeiro de 1967, estendendo-se ate dezembro de 1972. Constituíram objetivos específicos da pesquisa: (a) estimar a função de demanda mensal da carne bovina, medindo-se os efeitos das variáveis econômicas selecionadas; (b) estimar os coeficientes de elasticidade-preço, elasticidade-renda da carne bovina e elasticidade cruzada entre esse bem e carne suína, carne de aves e pescado. Os dados estatísticos, referentes as quantidades compradas do produto, foram obtidos junto ao Frigorífico Industrial de Fortaleza S/A.- FRIFORT. Os dados relativos a preços fornecidos pela Secretaria de Serviços Urbanos do Município de Fortaleza. No estudo, foram selecionadas uma função linear e uma potencial, ambas apresentando bom grau de ajustamento. A estimativa do valor do coeficiente de elasticidade-preço da demanda de carne bovina, no modelo linear é de - 0,67 e no potencial de - 0,64. (a) Variações de 10% na renda real mensal "per capita” do Estado do Ceara, parecem conduzir a variação em igual sentido, de 2,99% ou 3,12% na quantidade demandada de carne bovina, dependendo do modelo escolhido. (b) O valor do coeficiente de elasticidade cruzada entre o consumo de carne bovina e o preço de peixe, foi estimado em ambos os modelos em E = 0,48, sugerindo que, variações de 10% no preço real mensal do peixe induzam a variações de igual sentido, de 4,8% na demanda mensal de carne bovina.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68589
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1975_dis_jpcostaneto.pdf7,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.