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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6857
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma leitura da dimensão ética da Gestalt-Terapia: um diálogo com Martin Buber e Emmanuel Lévinas |
Título em inglês: | An reading of the ethical dimension in gestalt-therapy: a dialogue with martin buber and emmanuel levinas |
Autor(es): | Maia, João Vítor Moreira |
Orientador: | Freire, José Célio |
Palavras-chave: | Ethical dimension;Dialogical philosophy;Buber,Martin,1878-1965 - Crítica e interpretação;Lévinas,Emmanuel,1905-1995 – Crítica e interpretação;Gestalt-terapia |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | MAIA, João Vítor Moreira. Uma leitura da dimensão ética da Gestalt-Terapia: um diálogo com Martin Buber e Emmanuel Lévinas. 2013. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | Busca-se compreender como ocorre a dimensão ética da gestalt-terapia, em seus referenciais teórico-metodológicos, entendendo-se que tais referenciais orientam a atitude que o terapeuta desta abordagem exerce em seu trabalho de escuta do outro. A pesquisa surge da necessidade de compreender e sistematizar a dimensão ética da gestalt-terapia, presente, de ordinário, de maneira subliminar nas elaborações teóricas da abordagem gestáltica. Propõe-se, com origem na perspectiva hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, realizar uma pesquisa de cunho teórico. Entende-se a gestalt-terapia como abordagem psicoterápica eminentemente compreensiva e experiencial, partindo-se do preconceito de que em gestalt-terapia se encontra uma ética que se lança à compreensão e acolhimento do Outro, em sua diferença essencial, podendo ser entendida como ética do encontro, dialógica, enraizada epistemologicamente na Filosofia dialógica de Martin Buber. Busca-se, também, percorrer os caminhos trilhados anteriormente por Freire (2000), tomando como referência a ética levinasiana, na qual a condição ética sucede na abertura ao Outro, dada originariamente como condição de possibilidade de toda subjetividade, fazendo-se necessário entender a centralidade do conceito de Outro para a discussão ética. Propõe-se um diálogo entre a gestalt-terapia, a Filosofia dialógica de Martin Buber e a Filosofia da alteridade radical de Emmanuel Lévinas. Considera-se ao fim da pesquisa que a gestalt-terapia, na forma como se expressa em seus fundamentos teórico-epistemológicos, não dá conta das exigências éticas que trazem o pensamento de Martin Buber e, principalmente, o de Emmanuel Lévinas. Entende-se, todavia, que tais exigências não são totalmente estranhas ao conjunto de crenças e valores que compõem a perspectiva da abordagem gestáltica. Percebe-se que a Gestalt-terapia traz em seus fundamentos teórico-epistemológicos elementos que permitem conjecturar aproximações com estas exigências éticas. |
Abstract: | We inquire to understand how the ethical dimension of gestalt therapy, in your theoretical and methodological referential, understanding that such referential attitude that guide the therapist in this approach has his/her work listening to each other. The research arises from the need to understand and systematize the ethical dimension of gestalt therapy, this ordinarily, subliminally in theoretical elaborations of the gestalt approach. It is proposed, originating in perspective philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer, conduct a survey of theoretical. It is understood the Gestalt Therapy as a psychotherapeutic approach eminently comprehensive and experiential, starting from the prejudice that in gestalt therapy is an ethical placed upon understanding and acceptance of the Other, in it´s essential difference, which can be understood as the ethical encounter, dialogical, epistemologically rooted in dialogical philosophy of Martin Buber. Looking up, too, walk the paths trodden previously by Freire (2000), with reference to Levinasian ethics, in which ethical condition succeeds in opening the Other, originally given as a condition of possibility of all subjectivity, making it necessary to understand the centrality of the concept of the Other for the ethical discussion. It proposes a dialogue between gestalt therapy, dialogical philosophy of Martin Buber and the Philosophy of Emmanuel Levinas radical otherness. It is considered the end of the research that gestalt therapy, in the form as expressed in their theoretical and epistemological, not aware of the ethical requirements that bring the thought of Martin Buber, and especially that of Emmanuel Levinas. It is understood, however, that such requirements are not entirely foreign to the set of beliefs and values that make up the perspective of gestalt approach. It is noticed that gestalt therapy brings in their theoretical and epistemological elements that allow conjecture with these ethical approaches. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6857 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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