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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68562
Tipo: | TCC |
Título : | Peles: a construção de um jogo de Histologia |
Autor : | Nobre, Daniel Esses |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave : | Ensino de Histologia;Jogo didático;Educação crítica;Narrativa de experiência |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | NOBRE, Daniel Esses. Peles: a construção de um jogo de Histologia. 2022. 139 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de Biologia e de suas áreas, como a Histologia Animal, é, muitas vezes, tecnicista, fragmentado e acrítico. Por a Histologia ser uma área de muita abstração, já que se trata de um conteúdo microscópico, com muitos termos e conceitos, seu ensino se dá, em grande parte, de forma expositiva, priorizando a passividade do aluno e a transmissão e memorização do conteúdo, que são apresentados totalmente separados e descontextualizados, distanciando e dificultando o processo de ensino-aprendizagem. E, para tornar nossas aulas mais dinâmicas e interativas, aproximando o conteúdo da vida dos educandos, podemos utilizar jogos didáticos, que trazem leveza, descontração e divertimento para a sala de aula, podendo fugir de uma pedagogia tradicional de educação bancária, de transferência de conteúdo do professor ao aluno, e caminhar para uma pedagogia crítica, a partir da contextualização do conteúdo, da criação de hipóteses e da superação e solução de desafios, promovendo uma maior socialização e cooperação dos educandos entre si e destes com o professor e tornando-os construtores do seu próprio conhecimento. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo narrar o processo de construção de um jogo sobre a Histologia da pele que aproxime o conteúdo biológico ao cotidiano dos educandos. Assim, narro experiências vividas na minha própria formação que me fizeram me enxergar como professor e me levaram a criação de um jogo, se enquadrando na metodologia Narrativa de Experiência do Vivido. E, fazendo parte da criação do jogo, realizo uma Análise de Conteúdo do livro didático da escola em que atuo, que serviu como principal fonte de referências para o jogo em questão. Com a análise do livro didático, percebi erros conceituais nos textos, a falta de escalas nas figuras que ajudariam os estudantes a perceber o verdadeiro tamanho do que está sendo observado e falta de interação entre os capítulos de Histologia e entre os textos complementares e o conteúdo. E com a narração de minha própria formação, pude refletir e interpretar minhas ações e posicionamentos, entendendo quem eu fui como professor e como melhorar minhas práticas docentes futuras, chegando à criação de um jogo de Histologia, chamado de Peles. O jogo não só inova a prática docente e o processo de ensino aprendizagem, como é uma metodologia alternativa à prática tradicional, visando não só contextualizar o ensino de Histologia com situações cotidianas, mas, a partir das dúvidas, questionamentos, hipóteses e soluções achadas, levantar discussões críticas sobre nossas realidades e os contextos histórico-sociais, políticos, econômicos e culturais em que estamos inseridos. Por fim, espero, com o presente trabalho, estimular que outros educadores reflitam sobre suas práticas e suas trajetórias, utilizando novas estratégias e ferramentas para o ensino e buscando fazer da Educação um meio de transformação social. |
Abstract: | The teaching of Biology and its areas, such as Animal Histology, is often technicist, fragmented and uncritical. Because Histology is an area of great abstraction, since it is a microscopic content, with many terms and concepts, its teaching is largely expository, prioritizing the passivity of the student and the transmission and memorization of the content, which are presented completely separate and out of context, distancing and hindering the teaching-learning process. And, to make the classes more dynamic and interactive, bringing the content closer to the students' lives, we can use didactic games, which bring lightness, relaxation and fun to the classroom, being able to escape from a traditional pedagogy of banking education, of transfer of content from the teacher to the student, and moving towards a critical pedagogy, from the contextualization of the content, the creation of hypotheses and the overcoming and solution of challenges, promoting greater socialization and cooperation of the students among themselves and between them and the teacher, making them builders of their own knowledge. In this way, the present work aims to narrate the process of building a game about the Histology of the skin that brings the biological content closer to the daily life of the students. Thus, I narrate experiences lived in my own training that made me see myself as a teacher and led me to create a game, fitting into the Narrative methodology of Lived Experience. And, as part of the creation of the game, I carry out a Content Analysis of the textbook of the school where I work, which served as the main source of references for the game in question. With the analysis of the textbook, I noticed conceptual errors in the texts, the lack of scales in the figures that would help students to perceive the true size of what is being observed and the lack of interaction between the Histology chapters and between the complementary texts and the content. And with the narration of my own training, I was able to reflect and interpret my actions and placements, understanding who I was as a teacher and how to improve my future teaching practices, reaching the creation of a Histology game, called Peles. The game not only innovates teaching practice and the teaching-learning process, as it is an alternative methodology to traditional practice, aiming not only to contextualize the teaching of Histology with everyday situations, but, from the doubts, questions, hypotheses and solutions found, raise critical discussions about our realities and the historical-social, political, economic and cultural contexts in which we are inserted. Finally, I hope, with this work, to encourage other educators to reflect on their practices and trajectories, using new strategies and tools for teaching and seeking to make Education a means of social transformation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68562 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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