Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68541
Tipo: | TCC |
Título : | Onde ciência e literatura se encontram?: livro “O Cortiço” como ferramenta auxiliar no ensino de biologia |
Autor : | Brito, Ana Beatriz Ferreira de |
Tutor: | Mota, Erika Freitas |
Palabras clave : | Ensino de Ciências e Literatura;Aluísio de Azevedo;Professores;Abordagem didática |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | BRITO, Ana Beatriz Ferreira de. Onde ciência e literatura se encontram?: livro “O Cortiço” como ferramenta auxiliar no ensino de biologia. 2022. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Com o surgimento das primeiras escolas e sua perspectiva tradicional, a literatura e a ciência têm sido tratadas como duas disciplinas separadas, mas basta uma leitura mais pausada para notar o impacto que uma tem sobre a outra. Este trabalho propõe investigar o potencial pedagógico que pode existir entre a literatura e a ciência a partir da obra de Aluísio de Azevedo e o ensino de biologia. Para isso, baseamo-nos nas recentes pesquisas sobre literatura e ciência e as contribuições que as mesmas têm trazido para o ensino de ciências. Durante um mês, foram feitas 5 intervenções programáticas com diversos pontos apresentados na obra de Azevedo e que foram usados de suporte para assuntos dentro do universo biológico. Com a participação ativa dos alunos e suas respostas frente ao material, foi possível perceber que os textos literários podem facilitar a elaboração de abordagens didáticas que insiram o conhecimento científico em uma realidade complexa de relações que transcendam o conhecimento específico da biologia, permitindo ao professor a percepção de que a ciência mantém uma multiplicidade de relações com outras áreas do conhecimento. |
Abstract: | With the emergence of the first schools and their traditional perspective, literature and science have been treated as two separate disciplines, but a more paused reading is enough to notice the impact that one has on the other. The work proposes to investigate the pedagogical potential that can exist between literature and science from the work of Aluísio de Azevedo and the teaching of biology. For this, we are based on recent research on literature and science and the contributions they have brought to science teaching. During a month, five programmatic interventions were made with various points presented in Azevedo's work and which were used as support for subjects within the biological universe. With the active participation of students and their answers to the material, it was possible to perceive that literary texts can facilitate the development of didactic approaches that insert scientific knowledge into a complex reality of relationships that transcend the specific knowledge of biology, allowing the teacher perceive that science maintains a multiplicity of relationships with other areas of knowledge. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68541 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_abfbrito.pdf | 868,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.