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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68522
Tipo: | TCC |
Título: | Do impresso para o digital: o papel de ilustrações em aplicativos gamificados mobile para o ensino de coreano |
Título em inglês: | From print to digital: the role of illustrations in mobile gamified apps for teaching Korean |
Autor(es): | Porto, Thamires de Andrade |
Orientador: | Chicca Junior, Natal Anacleto |
Palavras-chave: | Papéis da Ilustração;Aplicativos Mobile Gamificados;Ensino Mobile |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | PORTO, Thamires de Andrade. Do impresso para o digital: o papel de ilustrações em aplicativos gamificados mobile para o ensino de coreano. 2021. 126 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar o papel que as ilustrações podem assumir em Aplicativos Gamificados Mobile para o Ensino de Coreano. Apesar de estudos na área da psicologia e educação abordarem sobre as funções de elementos visuais, a maioria se reservou aos meios impressos. Com o avanço tecnológico, os espaços que antes eram apenas físicos, hoje também são digitais, mas ainda são poucas as pesquisas voltadas ao papel das ilustrações nestes novos espaços. A partir disso, e da abundância de elementos imagéticos e gamificados observados em certos aplicativos para o ensino de coreano, indagou-se: as classificações pré-existentes de ilustrações, que são atreladas a materiais impressos, podem contemplar também um contexto digital de aplicativos mobile? A pesquisa se caracteriza como básica estratégica,descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa e quantitativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica, de estudos de caso e de uma observação sistemática. Além disso,alguns dos procedimentos adotados no trabalho foram baseados nas metodologias de Hunter, Crismore e Pearson (1987) e Chen (2016). Espera-se que as classificações possam atender ao novo contexto digital, pois apesar da mudança do meio, o papel comunicacional e auxiliador da ilustração tenderia a se manter. Entretanto, como cada meio possui particularidades específicas que os caracterizam, pode ser que sejam necessárias adaptações aos papéis executados por essas ilustrações. Os resultados alcançados foram compatíveis com a hipótese inicial, já que as classificações de materiais impressos contemplaram também o meio digital, mas foi necessária a adaptação da classificação para tal. Por fim, ressalta-se a relevância de identificar os papéis em espaços digitais, principalmente quando observados em contextos educativos, pela possibilidade de criação de designs mais críticos, assertivos e embasados, sendo importante que desenvolvedores de materiais educativos, na criação destes recursos, explorem o potencial das funções observadas, principalmente das que dizem respeito a possível melhora cognitiva da aprendizagem. |
Abstract: | This work aims to identify the role that illustrations can play in Gamified Mobile Applications for Learning Korean. Although studies in the field of psychology and education have addressed the functions of visual elements, most were reserved to press. With technological advances,spaces that were previously only physical are now also digital, but there is still little research focused on the role of illustrations in these new areas. From this, and from the abundance of imagery and gamified elements observed in certain apps for learning Korean, it was inquired:the pre-existing classifications of illustrations, which are linked to printed materials, can also include a digital context of mobile apps? The research is basic strategic, descriptive and exploratory, with a qualitative and quantitative approach carried out through bibliographical research, case studies and systematic observation. In addition, some of the procedures adopted in the work were based on the methodologies of Hunter, Crismore and Pearson (1987) and Chen(2016). As a result, it is expected that the classifications can meet the new digital context,because despite the change in the medium, the communicational and supportive role of illustration would tend to remain. However, as each medium has specific characteristics that characterize them, adaptations to the roles played by these illustrations may be necessary. The results achieved were compatible with the initial hypothesis, since the classifications of printed materials also included the digital medium, but it was necessary to adapt the classification to this end. Finally, the importance of identifying roles in digital spaces is highlighted, especially when observed in educational contexts, due to the possibility of creating more critical, assertive and grounded designs, it is important that developers of educational materials, in the creation of these resources, explore the potential of the functions observed, especially those related to possible cognitive improvements in learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68522 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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