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Type: TCC
Title: Roupa de vó: a "construção” da identidade por meio da memória afetiva dos netos
Authors: Bandeira, Bruno Santos
Advisor: Miranda, Maria do Socorro de Araújo
Keywords: Roupa;Memória;Vó;Afeto
Issue Date: 2022
Citation: BANDEIRA, Bruno Santos. Roupa de vó: a "construção” da identidade por meio da memória afetiva dos netos. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta a relação da moda com a memória afetiva a partir das relações familiares e das vivências pessoais do pesquisador com as roupas de suas avós. Com abordagem teórica sobre memória coletiva, partindo da compreensão de memória individual, relação com avós, corpo, envelhecimento e afeto. O pesquisador buscou compreender a construção da imagem da roupa de “vó” sob a perspectiva da memória afetiva e da narrativa dos netos a partir de três categorias de análise: características físicas e pessoais; roupa de vó e roupa de afeto. Para identificar as características dessa roupa e a relação afetiva com a memória. A pesquisa é de natureza qualitativa com procedimentos em estudo bibliográfico. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas para dar liberdade às narrativas da memória dos investigados. A partir da análise foi possível o entendimento da construção e das características que compõem a imagem, criando assim a identidade da roupa de vó, objeto da investigação
Abstract: This article presents the relationship between fashion and affective memory based on family relationships and the researcher's personal experiences with their grandmothers' clothes. With a theoretical approach to collective memory, starting from the understanding of individual memory, relationship with grandparents, body, aging and affection. The researcher sought to understand the construction of the image of “grandmother's clothes” from the perspective of affective memory and grandchildren's narrative from three categories of analysis: physical and personal characteristics; grandma clothes and affection clothes. To identify the characteristics of this outfit and the affective relationship with memory. The research is qualitative in nature with procedures in bibliographic study. For data collection, a questionnaire with open questions was used to give freedom to the memory narratives of those investigated. From the analysis, it was possible to understand the construction and the characteristics that make up the image, thus creating the identity of the grandmother's clothes, object of the investigation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68517
Appears in Collections:DESIGN MODA - Monografias

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