Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68460
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da adubação nitrogenada e fosfatada do feijão-de-corda, Vigna sinensis (L.) Savi, pela análise química das folhas
Autor(es): Rebouças, Maria Altair Albuquerque
Orientador: Crisóstomo, Lindbergue Araújo
Palavras-chave: Feijão de corda - Adubos e fertilizantes;Vigna sinensis;Plantas - Efeito do nitrogênio;Plantas - Efeito do fósforo
Data do documento: 1976
Citação: REBOUÇAS, Maria Altair Albuquerque. Estudo da adubação nitrogenada e fosfatada do feijão-de-corda, Vigna sinensis (L.) Savi, pela análise química das folhas. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1976.
Resumo: Com a finalidade de estudar os efeitos da adubação nitrogenada e fosfatada em "Feijão-de-corda' Vigna sinensis (L.) Savi por meio da diagnose foliar, foram instalados, no ano de 1975, dois experimentos na Fazenda Lavoura Seca, Município de Quixadá, Ceará. 0 delineamento adotado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições e 5 tratamentos. No experimento com nitrogênio os correspondentes tratamentos usados foram 0 - 30 - 60 - 90 - e 120 kg de N/ha com 80 e 40 kg de P205 e K20 e no experimento com f6sforo, 0 - 40 - 80 - 120 e 160 kg de P205/1-ia com 60 c 40 kg de N e K20, respectivamente. Realizou-se a amostragem de folhas em duas épocas distintas, aos 30 e 45 dias após o plantio, colhendo-se separadamente 12 folhas, do terço inferior, médio e do superior (1 por planta). O nitrogênio total foi determinado pelo Método de Kjeldalh e o fósforo nas folhas foi extraído por digestão com ácido nítrico-perclórico (CHAPMAN e PRATT, 1961). Tendo em vista os resultados, é possível tirar algumas conclusões a seguir referidas. A cultura do "Feijão-de-corda" parece não responder a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Aumentos na produção, contudo, poderiam ser obtidos incrementando o uso de fertilizantes fosfatados. Nas condições do presente estudo, o fosforo em doses superiores a 80 kg de P2O5/ha concorre para um decréscimo de produção que pode ser atribuído ao baixo suprimento de nitrogênio nativo e/ou aplicado ao solo, ou ainda a uma baixa capacidade fixadora das bactérias.
Abstract: Não disponível.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68460
Aparece nas coleções:PPGFIT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_diss_maareboucas.pdf21,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.