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Tipo: TCC
Título: Análise de metodologias ágeis como recursos para desenvolvimento de jogos digitais de pequeno escopo
Título em inglês: Analysis of agile methodologies as resources for small scope digital game development
Autor(es): Gomes, Henrique Artur Cordeiro
Orientador: Silva, Henrique Barbosa
Palavras-chave: Metodologias ágeis;Jogos;Produção;Scrum;Feature-Driven Development
Data do documento: 2021
Citação: GOMES, Henrique Artur Cordeiro. Análise de metodologias ágeis como recursos para desenvolvimento de jogos digitais de pequeno escopo. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A produção de um jogo digital é uma atividade que necessita de diversas áreas de conhecimento. Para isso, há a necessidade de uma equipe multidisciplinar. Entretanto, esse desenvolvimento pode acabar sendo extremamente conturbado, caso não haja planejamento e acompanhamento das atividades, mesmo que em projetos de pequeno escopo. Daí, surge a necessidade da utilização de ferramentas ou métodos para que haja uma melhor comunicação entre essas equipes. Partindo dessa ideia, este trabalho tem como objetivo analisar as características e a aplicabilidade de 5 (cinco) metodologias ágeis para o desenvolvimento de jogos de pequeno escopo, incluindo o framework Scrum e as metodologias eXtreme Programming (XP), Kanban, Feature-Driven Development (FDD) e Rational Unified Process (RUP), por terem sido identificadas como as metodologias mais abordadas em estudos correlatos. Os dados foram analisados a partir da aplicabilidade teórica das metodologias ágeis no ciclo básico de produção de jogos e no ciclo de produção de jogos por área. Como resultado da pesquisa, tem-se a indicação das metodologias Kanban e Feature-Driven Developmente (FDD) como aquelas que mais se alinham às necessidades percebidas no desenvolvimento de um jogo de pequeno escopo, sem descartar a possibilidade de desenvolvimento de uma metodologia completamente nova voltada especificamente para o mercado de jogos digitais de pequeno escopo.
Abstract: The production of a digital game is an activity that requires different areas of knowledge. Because of that, there is a need for a multidisciplinary team. However, this development can end up being extremely troubled, if there is no planning and monitoring of activities, even in projects with a small scope. Hence, there is a need to use tools or methods to have better communication between these teams. Based on this idea, this work aims to analyze the use of 5 (five) agile methodologies for the development of small scope games, including the Scrum framework and the eXtremeProgramming (XP), Kanban, Feature-Driven Development (FDD) methodologies and Rational Unified Process (RUP), for having been identified as the most discussed methodologies in related studies. The data were analyzed based on the theoretical applicability of the methodologies agile in the basic game production cycle and in the game production cycle by area. As a result of the research, the Kanban and Feature-Driven Development (FDD) methodologies are indicated as those that are most in line with the perceived needs in the development of a small-scope game, without discarding the possibility of developing a completely new methodology aimed at specifically for the small scope digital game market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68391
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