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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68382
Type: | TCC |
Title: | Outro lugar: análises e metodologia para o desenvolvimento de um jogo sério |
Authors: | Rates, Larissa Dornelles da Silva |
Advisor: | Marinho, Cláudia Teixeira |
Keywords: | Jogos sérios;Realidade alterada;Capitalismo tardio;Utopias;Metodologias iterativas |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | RATES, L.D.S. Outro lugar: análises e metodologia para o desenvolvimento de um jogo sério. 2022. 59 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa propõe apresentar uma ferramenta para a criação de visões aspiracionais de futuro através do desenvolvimento de um jogo sério experimental do gênero de fantasia e aventura, com a dinâmica dos jogos de realidade alterada. Com esse objetivo, faz-se presente a discussão sobre as dinâmicas de poder dentro do contexto do capitalismo tardio, necessária para compreender o contexto teórico que será explorado pelas atividades do jogo. Para tanto, utiliza-se duas metodologias de pesquisa, primeiramente a bibliográfica para criar o alicerce teórico essencial para fundamentar as decisões temáticas e discussões que serão introduzidas durante o gameplay; e uma de projeto, que consiste em uma metodologia iterativa de design de jogos, que utiliza o gameplay como fonte de feedback para revisões de design e modificações do jogo. Portanto, com foco em facilitar o acesso da comunidade ao projeto, o jogo foi desenvolvido na plataforma de ferramentas Google, de modo que suas telas e interações se dão entre arquivos linkados e páginas da internet. |
Abstract: | In the present study, an experimental serious game of the fantasy and adventure genre with the dynamics of altered reality games is developed to provide a tool for creating aspirational visions of the future. The discussion about power dynamics within the context of late capitalism is presented to understand the theoretical context that the activities of the game will explore. In this regard, we deploy two research methodologies: a bibliographic one to establish the theoretical basis for the thematic discussions and decisions that will be introduced during gameplay; and a project one consisting of an iterative game design method based on gameplay to provide feedback for design reviews and game modifications. To facilitate community access to the project, the game was developed with Google tools, which allows its screens to be accessed through link files and internet pages. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68382 |
Appears in Collections: | DESIGN - Monografias |
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