Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68371
Type: | TCC |
Title: | Educação e indicadores de crescimento e desenvolvimento:uma apresentação sob a ótica da teoria do capital humano |
Authors: | Salviano, Jamile Ingrid de Almeida |
Advisor: | Fontenele, Ana Maria de Carvalho |
Keywords: | Educação;Renda;Crescimento e Desenvolvimento Econômico;Teoria do Capital Humano |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SALVIANO, Jamile Ingrid de Almeida. Educação e indicadores de crescimento e desenvolvimento:uma apresentação sob a ótica da teoria do capital humano.2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo tem como objetivo analisar a capacidade de explicação da Teoria do Capital Humano na relação entre educação e renda, através de sua influência nos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico. Assume-se que a educação é um investimento que possibilita retorno individual e social. Realizou-se uma análise comparativa entre Brasil, Uruguai, Japão e Coreia do Sul, entre 1990 e 2015, de forma a embasar a discussão da relação entre o nível educacional e o crescimento de renda per capita, além da relação entre despesas governamentais em educação e sua interferência no desenvolvimento humano do país. Utilizou- se os seguintes indicadores econômicos: anos médios de escolaridade, crescimento do PIB per capita, investimentos do governo em educação e IDH. A metodologia utilizada foi fundamentada em dados e indicadores quantitativos e qualitativos, tendo como principais fontes o Banco Mundial e o Relatório de Desenvolvimento Humano (HDR). Os resultados encontrados afirmam que o Brasil progrediu no acesso à educação ao elevar a quantidade de anos médios estudados, porém fica abaixo do Uruguai, na América do Sul, e também inferior a Coreia e Japão. Apesar disso, a educação brasileira se modificou nos últimos 20 anos, abrangendo desde os investimentos até a questão do acesso. No que concerne ao IDH, verificou- se a inviabilidade de se comparar a trajetória educacional brasileira com as nações analisadas, dado que os recursos direcionados ao investimento em educação só deram início a partir da Constituição Federal de 1988. Adicionalmente, apresentou-se um breve histórico dos planos nacionais de educação do Brasil, com ênfase no atual PNE e na expansão do nível superior de ensino. Também analisou-se alguns indicadores sobre a educação pública no Brasil, mais especificamente, a taxa de matrícula no ensino fundamental e ensino médio regular público, entre 2007 e 2017, além do investimento público direto em educação (% do PIB) entre 2000 e 2014. Constata-se que, apesar dos avanços significativos na oferta e expansão da educação, é preciso continuar avançando, de forma a corrigir as assimetrias e garantir o acesso da educação à população brasileira. Conclui-se que, a perspectiva da Teoria do Capital Humano, pautada no meio acadêmico há décadas, contribui para a evidência da relação positiva e significante entre educação, renda e crescimento/desenvolvimento econômico. |
Abstract: | This study has as objective to analyses for the evaluation of Human Capital Theory in relation to education and income, from the performance in growth and social development. It is assumed that education is an investment that enables individual and social return. A comparative analysis was carried out between Brazil, Uruguay, Japan and South Korea between 1990 and 2015, aiming to base the relationship between educational level and per capita income growth on their interference in the country's human development. Use of indicators per capita: average years of schooling, per capita GDP growth, government investments in education and HDI. The US methodology was based on quantitative and qualitative data, with sources such as the World Bank and the Human Development Report (HDR). The results of the survey on the progress of progress in education at the average rate of average years studied, however, are below Uruguay in South America, and below Korea and Japan. However, Brazilian education has been modified in recent 20 years, from operations to access. With regard to the HDI, I found that this is an exchange rate comparable to the average federal growth rate of 1988. In addition, a brief history of Brazil's national education plans was presented, with emphasis on the current level of higher education. You can also get some results on the basic education rate in Brazil between 2007 and 2017, as well as direct secondary education (percentage of GDP) between 2000 and 2014. It can be seen that, in relation to the expansion and expansion of education, correct the difficulties and guarantee access to information for the Brazilian population. In conclusion, a Human Capital perspective, based on the academic environment, is long and important for the positive and significant economy between education, income and growth / economic development. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68371 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_jiasalviano.pdf | 463,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.