Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68358
Type: TCC
Title: Análises da didática utilizada no ensino da matemática para alunos com deficiência auditiva no ensino fundamental II
Title in English: Analysis of the didactics used in the teaching of mathematics for students with hearing impairment in elementary school II
Authors: Costa, Jéssica Maria de Souza
Advisor: Lima, Antônia Jacinta Barbosa
Co-advisor: Brandão, Jorge Carvalho
Keywords: Língua brasileira de sinais;Matemática - Didática;Inclusão escolar
Issue Date: 2020
Citation: COSTA, Jéssica Maria de Souza. Análises da didática utilizada no ensino da matemática para alunos com deficiência auditiva no ensino fundamental II. 2020. 29 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo do presente trabalho é abordar o ensino da Matemática para alunos surdos do ensino fundamental II. A partir de entrevista com profissionais docentes, pretende-se analisar e discutir o papel do professor diante desse desafio, bem como o suporte oferecido por eles durante o processo de ensino, objetivando o êxito na aprendizagem. O trabalho também destaca a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a educação dos surdos, buscando compreender o universo das pessoas portadoras de deficiência auditiva e a importância da educação para a inclusão desses indivíduos na sociedade. A mais, a percepção, a identidade e a cultura dos sujeitos desta pesquisa serão evidenciadas, a fim de apontar as principais dificuldades do ensino da Matemática para esses alunos. Por fim, será analisado também se as escolas estão aptas a desenvolverem um plano pedagógico que atenda integralmente os discentes surdos que estão inseridos no ensino regular.
Abstract: The aim of the present work is to approach the teaching of mathematics for deaf students in elementary school II. Through interviews with teaching professionals, the intention is to analyze and discuss the role of the teacher in the face of this challenge, as well as the support offered by them during the teaching process, aiming at learning success. The work also highlights the importance of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) for the education of the deaf, seeking to understand the universe of people with hearing loss and the importance of education for the inclusion of these individuals in society. We will show their perception, identity and culture, and in this way we were able to point out the main difficulties of teaching mathematics to these students. We will also analyze whether schools are able to develop a pedagogical plan that will fully assist deaf students who are part of regular education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68358
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_jmscosta.pdf923,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.