Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68358
Tipo: TCC
Título: Análises da didática utilizada no ensino da matemática para alunos com deficiência auditiva no ensino fundamental II
Título em inglês: Analysis of the didactics used in the teaching of mathematics for students with hearing impairment in elementary school II
Autor(es): Costa, Jéssica Maria de Souza
Orientador: Lima, Antônia Jacinta Barbosa
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais;Matemática - Didática;Inclusão escolar
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Jéssica Maria de Souza. Análises da didática utilizada no ensino da matemática para alunos com deficiência auditiva no ensino fundamental II. 2020. 29 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é abordar o ensino da Matemática para alunos surdos do ensino fundamental II. A partir de entrevista com profissionais docentes, pretende-se analisar e discutir o papel do professor diante desse desafio, bem como o suporte oferecido por eles durante o processo de ensino, objetivando o êxito na aprendizagem. O trabalho também destaca a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a educação dos surdos, buscando compreender o universo das pessoas portadoras de deficiência auditiva e a importância da educação para a inclusão desses indivíduos na sociedade. A mais, a percepção, a identidade e a cultura dos sujeitos desta pesquisa serão evidenciadas, a fim de apontar as principais dificuldades do ensino da Matemática para esses alunos. Por fim, será analisado também se as escolas estão aptas a desenvolverem um plano pedagógico que atenda integralmente os discentes surdos que estão inseridos no ensino regular.
Abstract: The aim of the present work is to approach the teaching of mathematics for deaf students in elementary school II. Through interviews with teaching professionals, the intention is to analyze and discuss the role of the teacher in the face of this challenge, as well as the support offered by them during the teaching process, aiming at learning success. The work also highlights the importance of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) for the education of the deaf, seeking to understand the universe of people with hearing loss and the importance of education for the inclusion of these individuals in society. We will show their perception, identity and culture, and in this way we were able to point out the main difficulties of teaching mathematics to these students. We will also analyze whether schools are able to develop a pedagogical plan that will fully assist deaf students who are part of regular education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68358
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jmscosta.pdf923,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.