Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68355
Type: TCC
Title: Economia comportamental em testes práticos
Authors: Sousa Junior, José Wellington Saraiva
Advisor: Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Keywords: Economia comportamental;Efeitos de conformidade;Heurística da representatividade;Doação de órgãos
Issue Date: 2019
Citation: SOUSA JÚNIOR, José Wellington Saraiva. Economia comportamental em testes práticos. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Economia Comportamental corresponde a uma inovação nesta área. Sob essa perspectiva, há uma discordância da visão tradicional de racionalidade e coerência, na tomada de decisões, por parte do agente econômico, visto que se apoia em muitos conhecimentos da psicologia. Com base nisso, esta pesquisa busca investigar algumas das principais temáticas da Economia Comportamental ou outras relacionadas a esta, destacando-se os Efeitos de Conformidade e Pressão de Grupo; Heurísticas de Representatividade e Disponibilidade; Efeitos de Ancoragens em diferentes vertentes, que têm como embasamento teórico muitas das pesquisas e experiências de diferentes autores. O objetivo geral é influenciar as decisões dos indivíduos usando a economia comportamental. Tal investigação se perfaz por meio da aplicação de dois questionários virtuais SurveyMonkey, sendo cada um composto por dez perguntas abertas e fechadas, apresentando-se como um grupo de controle e experimental, respectivamente. A abordagem da pesquisa apresenta aspectos quantitativos e qualitativos. A perspectiva do estudo é transversal, e a coleta de dados ocorreu durante o mês junho desse mesmo ano. Os resultados levaram à observação dos Efeitos de Conformidade, além dos de Ancoragem, ainda que estes últimos se apresentassem de forma moderada. Ademais, conclui- se que as questões quanto à Heurística da Representatividade foram coerentes com o que prega essa teoria.
Abstract: Behavioral Economics corresponds to an innovation in this area. From this perspective, there is a disagreement between the economic agent's traditional view of rationality and coherence in decision-making, since it relies on many knowledge of psychology. Based on this, this research seeks to investigate some of the main themes of Behavioral Economics or others related to it, highlighting the Group's Conformity and Pressure Effects; Representative and Availability Heuristics; Effects of Anchorages in different strands, that have as theoretical base many of the researches and experiences of different authors. The overall goal is to influence the decisions of individuals using behavioral economics. This investigation is carried out through the application of two SurveyMonkey virtual questionnaires, each one composed of ten open and closed questions, presenting as a control and experimental group, respectively. The research approach presents quantitative and qualitative aspects. The perspective of the study is transversal, and the data collection took place during the month of June of that same year. The results led to the observation of the Conformity Effects, in addition to those of Anchorage, although the latter were presented in a moderate manner. In addition, it is concluded that the questions about the Heuristics of the Representativity were coherent with what this theory preaches.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68355
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_jwssousajúnior.pdf436,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.