Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68246
Type: | TCC |
Title: | Reforçando a importância da matemática por ocasião da pandemia |
Title in English: | Reinforcing the importance of mathematics during the pandemic |
Authors: | Santos, Genilson Neves dos |
Advisor: | Oliveira, Leonardo Tavares de |
Keywords: | Matematica;Modelos matemáticos;COVID-19 |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SANTOS, Genilson Neves dos. Reforçando a importância da matemática por ocasião da pandemia. 2020. 27 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Brejo Santo, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem por objetivo a análise da popularização da matemática, por meio da divulgação em mídias digitais e dos meios de comunicação em geral, no trabalho que vem sendo realizado pelos cientistas e pesquisadores da área da saúde, no combate a pandemia de COVID-19. Utilizando fórmulas, modelos, notações, gráficos e outros conceitos matemáticos, são feitas análises e elaboradas linhas de trabalho com base nos dados e estudos disponíveis. Tudo isso, para traçar estratégias e conter a disseminação da doença causada pelo vírus SARS-COV-2, mais conhecido por coronavírus. Assim, com esse cenário, reforçamos a relevância da matemática na vida das pessoas e para a ciência em geral, tendo como foco principal suas significativas contribuições para o combate a Pandemia. Modelos, cálculos matemáticos e simulações numéricas já foram utilizados no passado com o objetivo de compreender e reagir de forma mais eficaz para a contensão e erradicação de pandemias e endemias. Porém, diferente do passado, atualmente temos a nosso favor os meios de comunicação em massa e as mídias sociais que conseguem transmitir noticias e informações de maneira instantânea, tornando muito mais fácil a percepção por parte do grande público da ciência no combate a pandemia e consequentemente a aplicação da matemática nesse cenário. Assim, esse trabalho destaca como a divulgação da matemática pode contribuir para motivar os alunos e a população em geral a estudar e buscar uma melhor compreensão da matemática. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota a pesquisa documental como base teórica. |
Abstract: | The present work aims to analyze the popularization of mathematics, through the dissemination in digital media and the media in general, in the work that has been carried out by scientists and researchers in the health area, in combating the COVID-19 pandemic. Using formulas, models, notations, graphs and other mathematical concepts, analyses are made and elaborated lines of work based on the data and available studies. All this, to outline strategies and contain the spread of the disease caused by the Virus SARS-COV-2, better known as coronavirus. Thus, with this scenario, we reinforce the relevance of mathematics in people's lives and for science in general, with the main focus of its significant contributions to the fight against the Pandemic. Models, mathematical calculations and numerical simulations have been used in the past with the objective of understanding and reacting more effectively for the containment and eradication of pandemies and endemics. However, unlike the past, we currently have in our favor the mass media and social media that can transmit news and information instantly, making it much easier for the general public of science to perceive the fight against the pandemic and consequently the application of mathematics in this scenario. Thus, this paper highlights how the dissemination of mathematics can contribute to motivate students and the general population to study and seek a better understanding of mathematics. The investigation is characterized by a qualitative approach and adopts documentary research as a theoretical basis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68246 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_gnsantos.pdf | 852,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.