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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68237
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maia, José Gilvan Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Tavares, Wendel Barbosa Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:05:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T14:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Wendel Barbosa Leite. Um estudo sobre a transição para a 9a geração de consoles. 2021. 55 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68237 | - |
dc.description.abstract | Video game consoles are an entertainment platform that is widespread and well established in contemporary culture. Thus, the technological transitions implemented with the evolution of this kind of hardware define the consoles generations. The present study aims to analyze the transition from the 8th to the 9th generation of home consoles, pointing out what were the main expectations before the release and how these were really received after the release. The study highlights the PlayStation 5 and Xbox Series S/X consoles, from Sony and Microsoft, respectively, which are the first models coming to the 9th generation. Both consoles introduce support for the long-awaited real-time Ray Tracing technology. This work consists of a critical analysis, built from public sources of information, based on the most relevant facts in the specialized media as published in materials, articles, interviews, and comments. The results point out the mistakes and successes of the critics, as well as the good and bad surprises about this generation. Moreover, this work discusses the expressive influence of scalpers and the buying robots hindering access to the new consoles by the player community. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | 9ª geração de consoles | pt_BR |
dc.subject | Cultura de jogos | pt_BR |
dc.subject | Cambismo | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a transição para a 9ª geração de consoles | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os consoles de videogame constituem uma plataforma de entretenimento amplamente difundida e bem sedimentada na cultura contemporânea. Assim, as transições tecnológicas implementadas com a evolução desses equipamentos definem as gerações de consoles. O presente estudo tem como objetivo analisar a transição da 8a para 9a geração de consoles de mesa, pontuando quais eram as principais expectativas antes do lançamento e como realmente foi sua recepção após o seu lançamento. O estudo destaca os consoles PlayStation 5 e Xbox Series S/X, das empresas Sony e Microsoft, respectivamente, equipamentos que abriram a 9a geração com a introdução do suporte à tão aguardada tecnologia de Ray Tracing em tempo real. Este trabalho consiste em uma análise crítica, construída a partir de fontes públicas de informação, embasadas nos fatos mais relevantes do meio, tal como publicado em materiais, artigos, entrevistas e comentários. Os resultados apontam os erros e acertos da mídia especializada, assim como as surpresas boas e ruins dessa geração, discutindo ainda a expressiva influência do cambismo e os robôs compradores no acesso aos equipamentos pela comunidade de jogadores. | pt_BR |
dc.title.en | A study on the transition to 9th generation consoles | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_tcc_wbltavares.pdf | 28,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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