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dc.contributor.advisorSilva, Cátia Luzia Oliveira da-
dc.contributor.authorSousa, Vinicius Castelo de-
dc.date.accessioned2022-09-15T13:43:41Z-
dc.date.available2022-09-15T13:43:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Vinicius Castelo de. Engajamento digital e social de moradores do bairro Pici a partir da metodologia educomunicativa. 2021. 66 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68236-
dc.description.abstractLearning is inherent in every human being, at all stages of life. However, people in the 50 to 75 age group are generally stereotyped as slow or even incapable learners. This type of prejudice and even exclusion is called “ageism” by Castro (2015). When such learning relates to the use of technological tools, another layer of exclusion is added, considering that adults with older ages are considered to be unable to achieve technological appropriation in a competent manner. This work deals with a qualitative investigation of the methodological experience developed in the university extension project “UFC and the Community: Training of young people from Planalto Pici”, in which the digital literacy of a group of women artisans from the Planalto Pici community is sought. The project, developed at the UFC Virtual Institute, seeks to promote contact between the university and the community, through workshops on digital media offered by the students themselves. Using the educommunicative methodology through the pedagogical foundations of Paulo Freire, among others, we sought to learn based on dialogue, the exchange of knowledge and the understanding that “educating is always communicating”. Through observations and interviews with residents of Pici who participate in the workshops offered by students of the Bachelor of Systems and Digital Media, with themes focused on technology, we seek to understand the value and effectiveness of the methodology chosen for the project and describe the digital engagement and social in the university extension project “UFC and The Community: training of young people from Planalto Pici” ;. We also seek to highlight the importance of digital inclusion in the lives of the residents of that neighborhood. It can be seen from this study that Educommunication made a difference in the teaching moments within the project, highlighting the lovingness, welcoming and dialogue as key points of the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleEngajamento digital e social de moradores do bairro Pici a partir da metodologia educomunicativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAprender é inerente a todo ser humano, em todas as fases da vida. Entretanto, pessoas na faixa etária de 50 a 75 anos, são geralmente estereotipadas como aprendizes lentos ou até mesmo incapazes. Este tipo de preconceito e até de exclusão é denominado de “idadismo” por Castro (2015). Quando tal aprendizagem diz respeito ao uso de ferramentas tecnológicas, adiciona-se mais uma camada de exclusão, tendo em vista que adultos com idades mais avançadas são tidos como inaptos para alcançar a apropriação tecnológica de forma competente. Este trabalho trata de uma investigação qualitativa da experiência metodológica desenvolvida no projeto de extensão universitária “UFC e a Comunidade: Formação de jovens do Planalto Pici”, no qual se busca o letramento digital de um grupo de mulheres artesãs da comunidade do Planalto Pici. O projeto, desenvolvido no Instituto UFC Virtual, busca promover o contato entre universidade e comunidade, a partir de oficinas em mídias digitais ofertadas pelos próprios alunos. Usando a metodologia educomunicativa através dos fundamentos pedagógicos de Paulo Freire, dentre outros, buscou-se uma aprendizagem baseada no diálogo, na troca de saberes e no entendimento de que “educar é sempre comunicar”. Através de observações e de entrevistas com moradores do Pici que participam das oficinas oferecidas por alunos do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais, com temas voltados para a tecnologia, buscamos compreender a metodologia escolhida para o projeto e descrever o engajamento digital e social no projeto de extensão universitária “UFC e A Comunidade: formação de jovens do Planalto Pici”;. Buscamos ainda destacar a importância da inclusão digital na vida dos residentes do referido bairro. Comprova-se a partir deste estudo que a Educomunicação fez a diferença nos momentos de ensino dentro do projeto, destacando ainda a amorosidade, acolhimento e diálogo como pontos chaves do curso.pt_BR
dc.title.enDigital and social engagement of residents of the Pici neighborhood from the educommunicative methodologypt_BR
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