Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68199
Type: TCC
Title: "As melhores lembranças são dela": representações da memória em Blade Runner 2049 (2017)
Authors: Dias, Ana Luiza da Silva
Advisor: Vieira, Maria Sulamita de Almeida
Keywords: Blade Runner 2049;Sociologia do cinema;Antropologia do cinema;Memória;Ficção científica
Issue Date: 2022
Citation: DIAS, Ana Luiza da Silva. "As melhores lembranças são dela": representações da memória em Blade Runner 2049 (2017). 2022. 81 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo analisar representações da memória no filme Blade Runner 2049, dirigido pelo franco-canadense Denis Villeneuve, e lançado em 2017, à luz das Ciências Sociais. Para isso, busco situar o cinema como produto cultural que veicula visões de mundo dos “setores sociais” que o produziram; descrevo a abordagem socioantropológica dos estudos da memória, particularmente as contribuições que destacam sua importância para a construção e o fortalecimento da identidade humana, seja coletiva ou individual; por fim, estabeleço o gênero ficção científica como meio através do qual expõem-se, literária e cinematograficamente, receios humanos diante do desconhecido. São convocados textos de áreas de estudo de Cinema, Memória e Ficção Científica de modo a prover fundamentação teórica para a realização da análise proposta. Por fim, sinalizo a escassez de literatura que articule interlocuções entre tais áreas de maneira interseccional – por exemplo, entre Cinema e Memória, Ciências Sociais e Ficção Científica, etc –, uma carência que certamente sinaliza a necessidade de maior atenção de pesquisadores das Ciências Sociais a tão ricas áreas de estudo.
Abstract: The present work aims to analyze representations of memory in Blade Runner 2049, directed by French-Canadian Denis Villeneuve and released in 2017, through the lenses of Social Sciences. To achieve this, I seek to situate cinema as a cultural product that conveys worldviews of the social sectors that produced it; I describe the socio-anthropological approach of memory studies, particularly the contributions that highlight its importance for the construction and strengthening of human identity, whether collective or individual; finally, I establish the science fiction genre as a means through which human fears are literary and cinematically exposed in the face of the unknown. Texts from Cinema, Memory and Science Fiction studies are called upon in order to provide theoretical foundations to the proposed analysis. Finally, I point out the difficulty of finding literature that articulates intersectional interlocutions between such rich areas of study – for example, between Cinema and Memory, Social Sciences and Science Fiction, etc.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68199
Appears in Collections:CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_alsdias.pdf648,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.