Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68198
Type: TCC
Title: Os vídeos didáticos da série caixinha de música: uma análise dos vídeos produzidos nos anos de 2020 e 2021
Authors: Duarte Netto, Benedito
Advisor: Oliveira, Marcelo Mateus de
Keywords: Música na Escola;Ensino de música;Série Caixinha de Música;Educação midiática;Educação Audiovisual
Issue Date: 2022
Citation: DUARTE NETTO, B. Os vídeos didáticos da série caixinha de música: uma análise dos vídeos produzidos nos anos de 2020 e 2021. 2022. 76f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho foi elaborado com base nos vídeos didáticos da Série Caixinha de Música, produzidos pelo Projeto Música na Escola, nos anos de 2020 e 2021, durante o período de isolamento social, devido à pandemia de COVID-19, produzidos como meio de apoio para os alunos e professores das escolas de ensino básico. O objetivo deste trabalho é analisar os vídeos didáticos produzidos para a Série Caixinha de Música nos anos de 2020 e 2021, visando elencar o que os torna vídeos didáticos, destacando o seu papel no auxílio do ensino e investigar se eles atendem às necessidades que garantem à acessibilidade aos alunos da escola básica. É apontado também algumas características desses vídeos que facilitam o aprendizado de música para os alunos e os processos para se produzir um vídeo didático de qualidade. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa qualitativa através de uma análise documental, na qual foram analisados todos os vídeos produzidos e elencadas algumas características com base nas classificações dos vídeos segundo suas funções, com base no trabalho de Lisboa (2014), suas modalidades, com base nos estudos de Arroio e Giordan (2006) e sua taxionomia, estudada por Bahia e Da Silva (2017). Também foi levado em consideração as chamadas “boas práticas de concepção e produção de vídeos didáticos”, segundo Bahia e Da Silva (2017) na sua produção. Por fim, foi feita uma comparação entre os dois grupos de vídeos, os de 2020 e os de 2021 para analisar seus potenciais pedagógicos. Foi possível então analisar que todos os vídeos possuíam uma função informativa, com base nas definições de Lisboa (2014) e conseguimos classificar eles com base em Arroio e Giordan como videoaula. Conseguimos observar também que com base em sua taxionomia (BAHIA e DA SILVA, 2017), os vídeos de 2020 se classificam como vídeo instrucional, já os vídeos produzidos em 2021, como videoaula. E na maioria deles atendendo às boas práticas de concepção e produção de vídeos didáticos de Bahia e Da Silva (2017): Ser o mais breve possível; Ser livre de preconceitos; Ser narrativo; Promover a autoria; Usar tomadas curtas; Sensibilizar o aluno; Ser simples; Ser diferente; Ser um audiovisual e ter ritmo.
Abstract: The present work was based on the didactic videos of the Caixinha de Música Series, produced by the Música na Escola Project in the years 2020 and 2021, during the period of social isolation due to the COVID-19 pandemic, produced as a means of support for students and teachers of elementary schools. The objective of this work is to analyze the didactic videos produced for the Caixinha de Música Series in the years 2020 and 2021, aiming to list what makes these videos didactic videos, highlighting their role in helping teaching and investigating whether they meet the needs they guarantee accessibility to elementary school students. It is also pointed out some characteristics of these videos that facilitate music learning for students and the processes to produce a quality didactic video. The methodology was carried out through a qualitative research through a documentary analysis, in which all the videos produced were analyzed and some characteristics were listed based on the classifications of the videos according to their functions, based on the work of Lisboa (2014), their modalities , based on studies by Arroio and Giordan (2006) and their taxonomy, studied by Bahia and Da Silva (2017). The so-called “good practices of designing and producing educational videos” were also taken into account, according to Bahia and Da Silva (2017) in their production. Finally, a comparison was made between the two groups of videos, those of 2020 and those of 2021, to analyze their pedagogical potential. Finally, it was possible to analyze that all videos had an informative function, based on the definitions of Lisboa (2014) and we were able to classify them based on Arroio and Giordan as a video lesson. We were also able to observe that based on their taxonomy (BAHIA and DA SILVA, 2017), the 2020 videos are classified as instructional videos, while the videos produced in 2021 are classified as video lessons. And in most of them taking into account the good practices of design and production of educational videos by Bahia and Da Silva (2017): Be as brief as possible; Be free from prejudice; Be narrative; Promote authorship; Use short outlets; Sensitize the student; be simple; Be different; Being an audiovisual and having rhythm.
Description: DUARTE NETTO, B. Os vídeos didáticos da série caixinha de música: uma análise dos vídeos produzidos nos anos de 2020 e 2021. 2022. 76f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68198
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_bduartenetto.pdfDUARTE NETTO, B. Os vídeos didáticos da série caixinha de música: uma análise dos vídeos produzidos nos anos de 2020 e 2021. 2022. 76f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.1,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.