Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68197
Tipo: | TCC |
Título : | Experiências formativas dos discentes ingressantes da turma de 2020 do curso de música da UFC/Sobral |
Autor : | Oliveira, Beatriz Sousa de |
Tutor: | Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
Palabras clave : | Perfil dos discentes ingressantes;Conhecimentos musicais prévios |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | OLIVEIRA, B. S. Experiências formativas dos discentes ingressantes da turma de 2020 do curso de música da UFC/Sobral. 2022. 72f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como intuito identificar quais são as experiências durante a trajetória formativa em Música dos discentes ingressantes da turma de 2020 do curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, visando caracterizar os diferentes perfis e os conhecimentos musicais prévios dos alunos que integram a pesquisa, além de buscar identificar quais foram os principais desafios e dificuldades enfrentadas logo no início do percurso acadêmico. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, elencando objetivos específicos a respeito dos discentes ingressantes da turma de 2020, dentre os quais podem se destacar os aspectos sobre o perfil socioeconômico, relatos sobre trajetórias de formação musical anteriores ao ingresso no curso de Música, atuação profissional na área de música, informações sobre o percurso acadêmico inicial desses discentes até o presente momento, entre outros. Para tanto, foram utilizados documentos oficiais consultados junto à coordenação do referido curso e a aplicação de um questionário online, o qual foi respondido por 16 discentes. Os resultados obtidos foram comparados a estudos anteriores e mostraram que há predominância de discentes do sexo masculino. A maioria dos discentes participantes afirmou possuir algum tipo de experiência musical anterior ao ingresso e demonstrou preferência pelas práticas instrumentais de instrumentos harmônicos. Além disso, averiguaram-se aspectos acerca da atual condição de ensino e aprendizagem através do modelo de ensino remoto decorrente da situação de pandemia ocasionada pelo vírus SARS-Cov-2 (covid-19), de acordo com a perspectiva dos discentes participantes, de maneira a entender possíveis dificuldades enfrentadas e o impacto dessas mudanças. |
Abstract: | This work aims to identify the experiences during the formative trajectory in Music of the students entering the class of 2020 of the Music course - Degree at the Federal University of Ceará (UFC), Campus Sobral, in order to characterize the different profiles and musical knowledge of the students who are part of this research, in addition to seeking to identify the main challenges and possible difficulties faced at the beginning of the academic path. In this way, a qualitative research was carried out, listing specific objectives regarding the students entering the class of 2020, among which aspects about the socioeconomic profile, reports on trajectories of musical training prior to joining the music course, professional performance in the field of music, information about the initial academic path of these students until the present moment, among others. To this end, official documents were used with the coordination of that course and the application of an online questionnaire, which was answered by 16 students. The results obtained were compared to previous studies and showed that there is a predominance of male students. Most of the participating students claimed to have some kind of previous musical experience prior to admission and showed a preference for the instrumental practices of harmonic instruments. In addition, aspects were sought about the current condition of teaching and learning through the remote teaching model resulting from the pandemic situation caused by the SARS-Cov-2 virus (COVID 19) according to the perspective of the participating students, from in order to understand possible difficulties faced and the impact of these changes. |
Descripción : | OLIVEIRA, B. S. Experiências formativas dos discentes ingressantes da turma de 2020 do curso de música da UFC/Sobral. 2022. 72f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68197 |
Aparece en las colecciones: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_bsoliveira.pdf | OLIVEIRA, B. S. Experiências formativas dos discentes ingressantes da turma de 2020 do curso de música da UFC/Sobral. 2022. 72f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.