Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68169
Type: | TCC |
Title: | Uma análise sobre as possíveis causas do desinteresse dos alunos em aprender matemática |
Title in English: | An analysis of the possible causes of students' lack of interest in learning mathematics |
Authors: | Silva Neto, Francisco Mariano da |
Advisor: | Oliveira, Francisco Erilson Freire de |
Keywords: | Educação matemática;Aprendizagem |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SILVA NETO, Francisco Mariano da. Uma análise sobre as possíveis causas do desinteresse dos alunos em aprender matemática . 2020. 50 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Pindoretama, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho propõe a fazer uma pesquisa sobre o desinteresse dos alunos pela matemática, onde se escuta diálogos frequentes dos professores em relação aos alunos que não têm interesse em estudar, desta forma, acabam não participando das atividades propostas, deixando de cumprir as tarefas, criando conversas paralelas em sala e não fazendo nenhum esforço para aprender. Por consequência, esses alunos não adquirem as habilidades necessárias, acarretando a falta de aprendizagem, o baixo desempenho no rendimento escolar e, em casos mais extremos, à reprovação. Dessa maneira, a participação e o interesse dos alunos do Ensino Fundamental II têm sido tema de debates entre professores, pais e gestão escolar, onde estes se demonstram bastante preocupados. De acordo com esses professores, essa situação acontece em todas as disciplinas e é ainda mais preocupante quando se trata do componente curricular Matemática. A fim de buscar fatores que influenciam a falta de interesse dos educandos, foi pensado em determinados assuntos extra e intraescolares, tais como: realidade da escola e comunidade, família, perspectiva de vida, metodologia do professor e dificuldade em aprender a matemática, foi realizado uma pesquisa quantitativa, aplicando técnicas de coletas de dados com alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Batoque, do Município de Aquiraz, através de diálogos informais e aplicação de um questionário estruturado. Com a pesquisa, percebemos que o possível desinteresse está associado a pouca interação dos alunos nas aulas de matemática, motivados pela timidez e pelo medo de errar, sendo necessário desenvolver mecanismos que possam fortalecer a autoconfiança do aluno e a estreitar a relação aluno-professor. Já nos casos de onde houve a constatação do desinteresse, está associado a situações que acontecem fora da escola, não cabendo apenas ao professor resolvê-los. |
Abstract: | This work proposes to do a research on the disinterest of students in mathematics, where frequent dialogues are heard from teachers in relation to students who have no interest in studying, thus ending up not participating in the proposed activities, failing to complete the tasks, creating parallel conversations in class and making no effort to learn. Consequently, these students do not acquire the necessary skills, leading to lack of learning, low performance in school performance and, in more extreme cases, failure. Thus, the participation and interest of elementary school students has been the subject of debates among teachers, parents, and school management, where they show great concern. According to these teachers, this situation happens in all subjects and is even more worrying when it comes to the math curriculum component. In order to seek factors that influence the lack of interest of the students, certain extra and intracurricular subjects were thought of, such as: reality of the school and community, family, perspective of life, methodology of the teacher and difficulty in learning math, a quantitative research was carried out, applying techniques of data collection with students and teachers of the Municipal School of Elementary Education of Batoque, in the Municipality of Aquiraz, through informal dialogues and application of a structured questionnaire. Through the research, we realized that the possible lack of interest is associated with little interaction of students in math classes motivated by shyness and fear of making mistakes, and it is necessary to develop mechanisms that can strengthen the student's self-confidence and strengthen the student-teacher relationship. In cases where disinterest has been found, it is associated with situations that happen outside the school, and it is not only up to the teacher to solve them. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68169 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_fmsilvaneto.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.