Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68168
Tipo: TCC
Título: O uso do Tangram para o ensino de áreas e perímetros de figuras planas
Título em inglês: The use of Tangram for teaching areas and perimeters of flat figures
Autor(es): Lima, Francisco de Assis Santos de
Orientador: Oliveira, Francisco Erilson Freire de
Palavras-chave: Tangram;Geometria - Estudo;Jogos educativos
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Francisco de Assis Santos de. O uso do Tangram para o ensino de áreas e perímetros de figuras planas. 2020. 34 f.TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Cascavel, 2020.
Resumo: O trabalho em questão se configura como uma revisão bibliográfica sobre a utilização de jogos educativos como ferramenta de ensino. O jogo escolhido, como referência, foi o Tangram, que é relacionado ao ensino de geometria, e dos assuntos desse conteúdo, foram selecionados áreas e perímetros das figuras planas. A análise é feita quanto ao potencial significativo que essa ferramenta apresenta para o processo de ensino e aprendizagem, tomando como base as teorias de Piaget e David Ausubel. A pesquisa tomou como parâmetro os documentos balizadores da educação brasileira, onde foi extraída a importância da utilização de jogos como ferramenta educativa. O propósito dessa obra foi destacar nos trabalhos norteadores a eficiência do Tangram como recurso de aprendizagem, em uma análise qualitativa das indicações de cada autor e desse modo, comprovar que sua utilização é uma maneira diferenciada de abordar assuntos da geometria. Também é indicada a importância da diversificação de métodos e ferramentas para o ensino da matemática, e que tais recursos não são para substituir o método tradicional de ensino, mas para complementar a prática docente, e propor um ensino inclusivo e inovador.
Abstract: The work in question is configured as a bibliographic review on the use of educational games as a teaching tool. The game chosen, as a reference, was the tangram, which is related to the teaching of geometry, and from the subjects of this content, areas and perimeters of the plane figures were selected. The analysis is made regarding the significant potential that this tool presents for the teaching and learning process, based on the theories of Piaget and David Ausubel. The research took as a parameter the guiding documents of Brazilian education, where the importance of using games as an educational tool was extracted. The purpose of this work was to highlight in the guiding works the efficiency of the tangram as a learning resource, in a qualitative analysis of the indications of each author and, thus, to prove that its use is a different way of approaching issues of geometry. The importance of diversifying methods and tools for the teaching of mathematics is also indicated, and that these resources are not to replace the traditional teaching method, but to complement teaching practice, and to propose inclusive and innovative teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68168
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_faslima.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.