Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorTeixeira, Jocildes Nayana-
dc.date.accessioned2022-09-08T15:24:33Z-
dc.date.available2022-09-08T15:24:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Jocildes Nayana. Relato de experiências docente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2022. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68084-
dc.description.abstractThe present work has as central focus the importance of reflection in the pedagogical practice during the formation of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Ceará, with the purpose of demonstrating the problems and educational contributions for future teachers. To clarify these issues, a descriptive qualitative bibliographic research was adopted, through the dialogue of authors who discuss teacher training and educational practices, such as Barreiros (2008); Freire (1996); Souza (2006), among others. The main objective of the study was to report the importance of teaching experiences in practice during the Pedagogy course, subsidized by experiences in supervised internship with pedagogical activities carried out in a municipal elementary school in Fortaleza, with reflection on the process of knowledge reconstruction teachers. Seeking to identify the developed actions that are important for the construction of knowledge and the social, cognitive and motor development of students under the light of cognition and knowledge. Through the observations made and the pedagogical experiences that took place during the internship, developed with a second- year class, with students between the age of seven and eight, and consequently in the notes arising from the daily experiences and reflections of the class diaries and in the student learning folders. Furthermore, in order to reflect and critically analyze teaching practices, it is the opportunity to use play and games in the teaching and learning process as a didactic resource. Concluding from this, the importance of teaching practice in the Pedagogy course, considering this experience as essential in the professional consolidation of the future pedagogue, as it contributes to the enrichment between the theory and practice relationship of teaching, thus enabling a realistic view of the educational environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectAção do professorpt_BR
dc.titleRelato de experiências docente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, tem como enfoque central a importância da reflexão na prática pedagógica durante a formação de professores no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Ceará, com propósito de demostrar os problemas e as contribuições educacionais para os futuros professores. Para esclarecer essas questões, adotou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo descritiva, através da interlocução de autores, que discutem sobre formação docente e práticas educativas, como Barreiros (2008); Freire (1996); Souza (2006), entre outros. O principal objetivo do estudo foi relatar a importância das experiências docentes na prática, durante o curso de Pedagogia, subsidiado pelas vivências no estágio supervisionado com atividades pedagógicas realizadas em uma escola municipal de ensino fundamental em Fortaleza, com reflexão acerca do processo de reconstrução dos saberes docentes. Buscando identificar as ações desenvolvidas que sejam importantes para a construção do conhecimento e do desenvolvimento social, cognitivo e motor dos alunos sob a luz da cognição e saberes. Através das observações realizadas e das experiências pedagógicas que ocorreram durante o estágio, desenvolvida com uma turma de segundo ano, com alunos entre a faixa etária de sete e oito anos, e consequentemente nas anotações decorrentes das experiências e reflexões diárias dos diários de classes e nas pastas de aprendizagens dos alunos. Além disso com o intuito de refletir e analisar de maneira crítica as práticas docentes é a oportunidade de utilizar o lúdico e jogos no processo de ensino e aprendizagem como recurso didático. Concluindo-se a partir disto, a importância da prática docente no curso de Pedagogia, considerando esta vivência como essencial na consolidação profissional do futuro pedagogo, visto que esta corrobora para o enriquecimento entre a relação teoria e prática da docência possibilitando assim uma visão realista do ambiente educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jnteixeira.pdf860,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.