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Tipo: TCC
Título: Docência no contexto neoliberal: um estudo sobre o mal estar docente
Autor(es): Bastos, Jeane Bizerra
Orientador: Silva, Camilla Rocha da
Palavras-chave: Neoliberalismo;Docência;Precarização;Neoliberalism;Teaching
Data do documento: 2021
Citação: BASTOS, Jeane Bizerra. Docência no contexto neoliberal: um estudo sobre o mal estar docente. Orientadora: Camilla Rocha da Silva. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Ao longo da história da sociedade, o trabalho já passou por diversas fases e mudanças, sendo referência de coletividade e prazer à perca da identidade do próprio sujeito ou exploração. Afetada por essas transformações, a educação é, hoje, um instrumento utilizado para satisfazer as necessidades de um sistema social e financeiro regido pelo capital, desfazendo, então, do real significado da educação e afetando a saúde docente, por meio da precarização e desvalorização da profissão. Este estudo tem como objetivo analisar fatores que influenciam na saúde emocional dos professores, com ênfase no contexto social e econômico que estão inseridos. O método e abordagem desta pesquisa é de carácter qualitativo e quantitativo, pois foi utilizado pesquisas teóricas e pesquisas de campos para fazer o estudo e análise acerca do tema. No levantamento bibliográfico consultou-se artigos, trabalhos acadêmicos e livros que tratam sobre neoliberalismo e saúde docente, como Duarte (2011); Frigotto (2010); Saviani (2005); Santos e Andrioli (2005); Libâneo (2004), Codo (1999), dentre outros. Diante dos resultados obtidos por meio dos autores estudados e da pesquisa aqui desenvolvida, conclui-se que a classe docente está sendo constantemente afetada pelas mudanças impostas, por um estado com influências e políticas neoliberais, assim, o ambiente escolar tem sido lugar de precarização e a docência, uma profissão de desencanto e exaustão para os profissionais da educação.
Abstract: Throughout society's history, work has gone through several phases and changes, being a reference of collectivity and pleasure to the loss of the subject's own identity or exploitation. Affected by these transformations, education is today an instrument used to meet the needs of a social and financial system governed by capital, thus undoing the real meaning of education and affecting the health of teachers, due to the precariousness and devaluation of the profession. This study aims to analyze the factors that influence the emotional health of teachers, with an emphasis on the social and economic context in which they are inserted. The method and approach of this research are qualitative and quantitative, since theoretical and field research were used to study and analyze the topic. In the bibliographic survey, articles, academic works and books dealing with neoliberalism and teacher health were consulted, such as Duarte (2011); Frigotto (2010); Saviani (2005); Santos and Andrioli (2005); Libâneo (2004), Codo (1999), among others. Given the results obtained by the authors studied and the research developed here, it is concluded that the teaching class is constantly being affected by the changes imposed by a State with neoliberal influences and policies, therefore, the school environment has been a place of precariousness and teaching, a profession of disenchantment and exhaustion for education professionals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68081
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