Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGoldberg, Luciane Germano-
dc.contributor.authorSoares, Marina Leite-
dc.date.accessioned2022-09-05T15:15:19Z-
dc.date.available2022-09-05T15:15:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOARES, Marina Leite. O ateliê de artes: um laboratório de encantamentos para as infâncias. Orientador: Luciane Germano Goldberg. 2022. 85 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68030-
dc.description.abstractThe present research, entitled “The Arts Studio: a laboratory of enchantments for childhoods”, is the result of a qualitative research, which has as instruments the bibliographic research and a field research, from sensitive participant observation, as an atelierist, from the expression of the subjects involved and their creation of meanings carried out in two Arts studios, one located in a formal educational space and the other in a non-formal one, both located in Fortaleza/CE.This research was motivated by the contributions that the contact with Art can bring to the development of children as well as by the recognition that the studio is the most suitable space for that, consisting of a place that generates learning from the appreciation of the expressive manifestations of the art’s kids. To support this research, the following theoretical frameworks were used: Vea Vecchi (2019), Lella Gandini (2019), Charles Schwall (2019), Alfredo Hoyuelos (2020), Gohn (2015), Lachini and Lemos (2021), Derdyk ( 1989), Schmith (2021), Bastos (2015), Barbieri (2017), among others. Our general objective is: to identify the contributions of the Arts studio to children and as specific objectives: to define and characterize what makes up a studio that promotes artistic and aesthetic experiences; to identify the qualities and competences present in the work of the professional atelierista; and to describe and analyze artistic practices in studio in formal and non-formal educational spaces. To answe to the objectives, the work was organized into five parts: chapter one, which contains the introduction; chapter two, where we present how the emergence of the Arts studio is related to the historical path of Art teaching, especially in Brazil, as well as what are the qualities that this studio should have and what kind of experiences it should promote; in chapter 3, we highlight the relevant figure of the atelierista within the context of the studio, who, as a mediator and promoter of enchantments, drives learning; in chapter 4, we go into the practices carried out during the research in formal and non-formal educational spaces, an opportunity in which we reflect on similarities and differences, learning and challenges; and, finally, we have the topic referring to the final considerations, when we reflect on the results of the research, stating that the Arts studios, even if still under construction like those under analysis, are able to promote the development of the multiple languages of the children, being able to represent, therefore, the narrated experiences, important didactic contributions for the education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAteliê de Artept_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectAtelieristapt_BR
dc.subjectExperiência Estéticapt_BR
dc.subjectArte para as Infânciaspt_BR
dc.titleO ateliê de artes: um laboratório de encantamentos para as infânciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa, intitulada “O ateliê de Artes: um laboratório de encantamentos para as infâncias”, é resultado de uma pesquisa qualitativa, que tem como instrumentos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, a partir de observação-participante sensível, enquanto atelierista, da expressão dos sujeitos envolvidos e suas criações de significados realizados em dois ateliê de Artes, um locado em um espaço educacional formal e outro no não formal, ambos situados em Fortaleza/CE . Esta pesquisa foi motivada pelas contribuições que o contato com a Arte podem trazer para o desenvolvimento das infâncias bem como pelo reconhecimento de que o ateliê é o espaço mais adequado para tanto, consistindo em um local gerador de aprendizagens a partir da valorização das manifestações expressivas das crianças. Para embasar esta pesquisa, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: Vea Vecchi (2019), Lella Gandini (2019), Charles Schwall (2019), Alfredo Hoyuelos (2020), Gohn (2015), Lachini e Lemos (2021), Derdyk (1989), Schmith (2021), Bastos (2015), Barbieri (2017), entre outros. Temos como objetivo geral: identificar as contribuições do ateliê de Artes para as infâncias e como objetivos específicos: definir e caracterizar o que compõe um ateliê que promove experiências artísticas e estéticas; identificar as qualidades e competências presentes na atuação da profissional atelierista; e descrever e analisar práticas em ateliê em espaços educativos formais e não formais. Para responder aos objetivos o trabalho foi organizado em cinco partes: o capítulo um, no qual consta a introdução; o capítulo dois, onde apresentamos como o surgimento do ateliê de Artes se relaciona com o percurso histórico do ensino da Arte, especialmente no Brasil, bem como quais são as qualidades que este ateliê deve ter e que tipo de experiências deve promover; no capítulo 3, destacamos a relevante figura da atelierista dentro do contexto do ateliê, a qual, mediadora e promovedora de encantos, impulsiona aprendizagens; no capítulo 4, adentramos às práticas realizadas durante a pesquisa nos espaços educativos formais e não formais, oportunidade em que refletimos sobre semelhanças e diferenças, aprendizagens e desafios; e, por último, temos o tópico referente às considerações finais, momento em que refletimos sobre os resultados da pesquisa, afirmando que os ateliês de Artes, mesmo que ainda em construção como os em análise, estão aptos a promover o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, podendo representar, portanto, as experiências narradas, importantes contribuições didáticas para a educação.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mlsoares.pdf16,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.