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Tipo: TCC
Título: Práticas pedagógicas e a promoção da autonomia do bebê na creche: concepções de professoras de redes públicas
Autor(es): Sousa, Sabrina Lopes
Orientador: Cruz, Silvia Helena Vieira
Palavras-chave: Bebês;Práticas pedagógicas;Promoção da autonomia;Creche
Data do documento: 2022
Citação: SOUSA, Sabrina Lopes. Práticas pedagógicas e a promoção da autonomia do bebê na creche: concepções de professoras de redes públicas. Orientadora: Silvia Helena Vieira Cruz. 2022. 66 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as concepções e práticas pedagógicas de professoras de bebês relativas à promoção da autonomia desses sujeitos, a partir da sua perspectiva. Como embasamento teórico da pesquisa, utilizou-se de autores das Pedagogias Participativas, como Júlia Oliveira-Formosinho, João Formosinho, Loris Malaguzzi, Carlina Rinaldi, Anna Tardos e Judit Falk, que partem de uma visão de criança como sujeito ativo, de direitos e com inúmeras capacidades, sendo capaz, então, de se desenvolverem com autonomia desde bebês. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada através de videochamadas, realizada com três professoras de bebês das redes públicas dos municípios cearenses: Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. Foi possível observar, na análise dos dados, que a imagem de criança e do papel da professora têm influência na promoção da autonomia. As professoras apresentaram visões divergentes sobre a imagem de criança, e esta ficou mais evidente na importância que atribuem à autonomia dos bebês e nos relatos das práticas que consideram promotoras de autonomia em seu cotidiano. Foi perceptível que a apropriação de um embasamento teórico e da legislação, por parte das professoras, ocorre primeiramente no discurso e em algumas situações não se expressam nas práticas pedagógicas. Além disso, foi constatado que a promoção da autonomia dos bebês ocorre, principalmente, nos momentos de cuidados físicos, evidenciando-se uma visão reduzida de autonomia, não compreendida na sua totalidade, o que inclui a possibilidade de escolhas e negociações, seja na relação entre pares ou entre professoras e bebês. Essa visão reduzida de autonomia implica em equívocos na organização do ambiente e da rotina. As professoras expressaram elementos que dificultam e/ou facilitam a promoção da autonomia dos bebês, destacando o comportamento da família. O estudo conclui que a promoção da autonomia dos bebês é importante para que se efetivem práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil e para que ela ocorra é necessário um perfil de professor pesquisador, atento e sensível às necessidades e aos interesses das crianças, além de contar com condições no âmbito da estrutura física e dos materiais nas instituições e dos processos de formação continuada.
Abstract: This research objective is to analyze pedagogic practice and conception of daycare teachers when it comes to promoting the baby's autonomy departing from their perspective. The theoretical basis is composed of participative pedagogy authors, such as Júlia Oliveira- Formosinho, João Formosinho, Loris Malaguzzi, Carlina Rinaldi, Anna Tardos, and Judit Falk, which departs from the conception of children as active subjects, being capable of developing their autonomy since babies. This research is characterized as qualitative and a case study, the methodological procedure was a half-structured interview, by videoconference, with three daycare teachers from the Brazilian state of Ceará’s public schools, more specifically in the cities of Fortaleza, Maracanaú, and Maranguape. In data analysis, it was possible to notice the conception of child and teacher’s role has influenced autonomy promotion. The three teachers presented different visions about the child's concept, and it becomes more evident on the importance attributed for the babies’ autonomy and practice reports which consider autonomy exercises in their routine. It was noticed that, when the teachers have a theoretical basis and law knowledge, this expertise occurs primarily in their discourse and some performances, but not in pedagogical practices. Therefore, it was found that babies' autonomy promotion occurs, majorly, on physical care moments, revealing a reduced and incomplete vision of autonomy, which includes possibilities of negotiation and choices in the baby's relationships with others and the teachers. This incomplete vision of autonomy implies misconceptions about the environment's organization and daily practices. The three teachers expressed elements that difficulties or facilitate babies’ autonomy promotion, highlighting family behavior. This study concludes that babies' autonomy promotion is important to accomplish quality pedagogical practices in Early Child Education and, for this, is necessary a researcher teacher profile, sensitive and considerate to children’s needs and interests, besides that, counts with good conditions on school’s physical space, materials, and continuous education processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68029
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