Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68027
Tipo: TCC
Título: Utilizando monitoramento e atuação através de sistemas embarcados e móveis para a realização de experimentos em polarimetria
Título em inglês: Using monitoring and actuation through embedded and mobile systems to carry out experiments in polarimetry
Autor(es): Azevedo, Everton Ferreira
Orientador: Sarmento, Wellington Wagner Ferreira
Palavras-chave: Sistemas e Mídias Digitais;Polarimetria
Data do documento: 2020
Citação: AZEVEDO, Everton Ferreira. Utilizando monitoramento e atuação através de sistemas embarcados e móveis para a realização de experimentos em polarimetria. 2020. 22 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O aprendizado científico experimental é vital para que alunos de diferentes idades compreendam melhor o mundo e seus problemas. Hoje em dia, este é um problema complexo para professores em países subdesenvolvidos porque bons laboratórios são caros e o acesso a eles não é universal. Outro problema sobre o aprendizado científico é motivar os alunos a aprender os conceitos por trás das práticas. Como os professores podem ajudar esses alunos a prestar mais atenção em suas atividades de laboratório e aplicar seus conhecimentos no mundo real? Uma resposta a esta pergunta é usar formas alternativas como hardware e software abertos para criar instrumentos de medição mais baratos e diferentes abordagens para acessá-los. O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um polarímetro didático de baixo custo e fácil acesso para professores e alunos interessados em Química, Biologia e Física Óptica. A criação do polarímetro utilizou uma plataforma de hardware aberta chamada Arduino e o software de código aberto App Inventor para fazer a interface entre o usuário e o experimento. Por fim, na avaliação deste trabalho foi feito teste de aceitação com professores de ciências naturais. Os resultados iniciais foram promissores, mostrando um bom funcionamento do produto desenvolvido e uma boa aceitação pelos usuários.
Abstract: Scientific experimental learning is vital to the students of different ages to understand the world and its problems. Nowadays, this is a complex problem for teachers in underdeveloping countries because good laboratories are expensive and access to them is not universal. Another problem about scientific learning is in motivate students to learn the concepts behind the practices. How can teachers help these students pay more attention to their laboratory activities and apply their knowledge in the real world? One answer to this question is to use alternative ways as open he006Cardware and software to create cheaper measuring instruments and different approaches to access them. The present paper has its primary objective to develop a didactic polarimeter of low cost and easy access for professors and students interested in Chemistry, Biology, and Optic Physics. The polarimeter's creation was used an open hardware platform called Arduino and the open-source software App Inventor to interface the user and the experiment. Finally, the evaluation of this work was done acceptance test with natural science teachers. The initial results were promising, showing a good functioning of the developed product and a good acceptance by the users.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68027
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_efazevedo.pdf878,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.