Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68026
Tipo: TCC
Título: A atuação do professor do 5º ano do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia
Autor(es): Lopes, Ester Feijó
Orientador: Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho
Palavras-chave: Ensino remoto;Trabalho docente;Educação;Remote teaching;Teaching work
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, Ester Feijó. A atuação do professor do 5º ano do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia. Orientador: Alex Sandro Coitinho Sant'Ana. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar os desafios e as contribuições do ensino remoto, para a prática educativa do professor do 5º ano, no período de pandemia. A pesquisa se caracterizou por ser de cunho qualitativo e fenomenológico, para tanto foram realizadas entrevistas que ocorreram com três professoras do quinto ano do fundamental de forma semi-estruturada. Buscamos para aporte teórico estudos consistentes e como autores tivemos Benedito e Filho (2020), Brasil (1996 e 2020), Cosenza (2011), Gatti (2021), Gil (2018), Mattar (2011), Bacich, Neto e Trevisani (2015), entre outros. Ao analisar os dados, observamos algumas semelhanças e diferenças nas experiências das professoras, com desafios próprios da realidade vivida, mas com aprendizados significantes em suas vidas profissionais. Podemos concluir, que o ensino remoto trouxe pontos positivos, como a reinvenção da prática educativa e uma melhor relação escola-família, e pontos negativos, por exemplo, estudantes sem um completo aprendizado e uma perda na interação entre o professor e o aprendiz. Um estudo posterior sobre a repercussão dessa experiência seria interessante.
Abstract: This course completion work had as objective to investigate the challenges and contributions of remote learning to the educational practice of the 5th grade teacher during the pandemic period. The research was characterized by being of a qualitative and phenomenological nature, therefore, interviews were conducted with three teachers from the fifth year of elementary school in a semi-structured way. We search for theoretical support consistent studies, and as authors we had: Benedito and Filho (2020), Brazil (1996 and 2020), Cosenza (2011), Gatti (2021), Gil (2018), Mattar (2011), Bacich, Neto and Trevisani (2015), among others. In data analysis, we observed some similarities and differences in the teachers' experiences, with challenges inherent to the lives' reality, but with significant learning in their professional lifes. We can conclude that remote learning brought positive points, such as the reinvention of educational practice and a better school-family relationship, and negative points, for example, students without complete learning and a loss in the interaction between teacher and learner. A further study of the repercussions of this experience would be interesting.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68026
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_eflopes.pdf477,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.