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Tipo: TCC
Título: O espaço físico escolar como tempo e espaço de brincadeiras: estudo de caso em um centro de Educação Infantil no município de Fortaleza
Autor(es): Ernesto, Alinne da Silva Gonçaves
Orientador: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palavras-chave: Tempo;Espaço;Lúdico;Infância;Time;Space
Data do documento: 2021
Citação: ERNESTO, Alinne da Silva Golçalves. O espaço físico escolar como tempo e espaço de brincadeiras: estudo de caso em um centro de Educação Infantil no município de Fortaleza. Orientadora: Georgia Albuquerque de Toledo Pinto. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Neste trabalho, busca-se analisar, por meio da observação das práticas pedagógicas que aconteceram no ambiente físico de uma escola de Educação Infantil do Município de Fortaleza, como espaços e tempos da Educação Infantil podem ser organizados para o brincar e as interações como forma de promover o desenvolvimento da criança, tal como prevêem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Tem-se como referências teórica os estudos de Kishimoto (2011), Brougère (2006) Barbosa (2008) e Oliveira-Formosinho (2011). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e descritivo, composta por observação do ambiente físico escolar, tendo como sujeitos uma turma de 16crianças do infantil IV de um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Fortaleza. Dessa maneira, o trabalho se propôs a refletir sobre as práticas lúdicas e a organização dos ambientes do CEI, com o intuito de levantar questões sobre como os espaços e os tempos da Educação Infantil podem ser organizados para serem mais efetivos no convite ao brincar da criança.
Abstract: In this piece of work, we seek to analyze through observation of pedagogical practices that happened on physical space in a Early Childhood School based in Fortaleza County, how the spaces and time of Early Childhood can be organized to provide play time and interactions as a way to promote the development of the child as the DCNEIs (2009) predict. We bring as a theoretical reference the authors, Kishimoto (2011), Brougère (2006), Barbosa (2008) and Oliveira-Formosinho (2011), the methodology used is of descriptive qualitative nature consisting of observation of the physical school environment and had as subject 16 children members of an ECC (Early Childhood Center) based in Fortaleza County. Thus, this work proposes to reflect about playful practices and the organization of an Early Childhood Center (ECC) in order to raise questions about how the spaces and time of Early Childhood can be organized to be more effective in inviting the child to play.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68018
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