Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67989
Tipo: TCC
Título: Percepção ambiental na APA do Estuário do Rio Ceará voltada para ações de educação ambiental
Autor(es): Santos, Eduarda Sousa
Orientador: Oliveira, Janaina Melo
Palavras-chave: Educação ambiental;APA;Percepção geográfica;Estuários - Rio Ceará (CE)
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Instituto de Ciências do Mar - Labomar
Citação: SANTOS, Eduarda Sousa. Percepção ambiental na APA do Estuário do Rio Ceará voltada para ações de educação ambiental. 2022. 61f. Monografia (Graduação em Oceanografia) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Com o intuito de preservar os recursos naturais, as Unidades de Conservação (UCs) atuam em locais de sensibilização e aprendizado associados às problemáticas ambientais, fazendo-se necessário adaptar as distintas percepções da comunidade. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é avaliar a percepção dos usuários acerca de questões ambientais na APA do Estuário do Rio Ceará com enfoque em ações de educação ambiental. As pesquisas relacionadas à percepção e educação ambiental na APA do Estuário do Rio Ceará são escassas, havendo a necessidade da implantação de ações de educação ambiental na região. Mediante a fundação teórica foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, a coleta de dados foi feita com praticantes de esporte da região da APA por meio de entrevistas com questionários semi estruturados, estes questionários focaram no reconhecimento da APA, leis, direitos e deveres, como também, participação e a importância da educação ambiental. Com base no estudo de percepção, foi desenvolvida uma ação interventiva de educação com os alunos da escolinha de surf César Silva. O resultado apontou a carência de conhecimento em relação a APA e a sua legislação, mesmo sendo identificado ações educacionais na região, ainda assim, não são suficientes para suprir a demanda atual. Apesar deste estudo não ter como objetivo solucionar um problema da sociedade, essa é uma maneira de iniciar a disseminação do reconhecimento da APA, a fim de gerar uma sensibilização na comunidade a respeito de suas demandas ambientais da região.
Abstract: To preserve natural resources, the Conservation Units (CU) work in places of awareness and learning associated with environmental issues, making it necessary to adapt to the different perceptions of the community. Thus, the objective of this research is to evaluate the perception of users about environmental issues in the Environmental Protection Area of the Ceará River Estuary with a focus on environmental education actions. Research related to environmental perception and education in the APA of the Ceará River Estuary is scarce, and there is a need to implement environmental education actions in the region. Based on the theoretical foundation, qualitative research was carried out, data collection was carried out with sports practitioners in the APA region through interviews with semi-structured questionnaires, these questionnaires focused on the recognition of the APA, laws, rights, and duties, as also, participation and the importance of environmental education. Based on the perception study, an interventional education action was developed with the students of the César Silva surf school. The result pointed to the lack of knowledge regarding the APA and its legislation, even though educational actions in the region are identified, they are still not enough to meet the current demand. Although this study does not aim to solve a problem in society, this is a way of initiating the dissemination of recognition of the APA, to generate awareness in the community regarding its environmental demands in the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67989
Aparece nas coleções:OCEANOGRAFIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_essantos.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.