Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Ronaldo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Santos, Antonia Bianca França dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T14:25:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T14:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antonia Bianca França. Reflexões autobiográficas na formação docente: como tenho me constituído professora. Orientador: Ronaldo de Sousa Almeida. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67974 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present the main assumptions and the importance of the autobiographical method, as well as its effectiveness in teacher education, in the undergraduate course in Pedagogy. Through autobiographical narrative, I sought to analyze the construction of the teaching identity, based on reflections raised throughout the text. To do so, I adopted the qualitative research, in which the main methodological strategy of investigation in this work is the rescue of significant memories of my schooling trajectory and of my initial formation. To compose part of the theoretical foundation, I used authors such as NÓVOA (2010), FINGER (2014), NEVES (2010), DELORY - MONBERGER (2006) and JOSSO (2007); who address the importance of the autobiographical method and its relevance in teacher education. In addition, to contribute to the construction of pedagogical reflections during the autobiographical writing, I also used renowned thoughts by FREIRE (1987 and 2011) and GADOTTI (2003); who discuss the importance of a meaningful teaching-learning process, as we affect and are affected in our trajectory. The results of the research reveal that autobiographical writing enables us to understand the transformations of reality and contributes to the self-reflective practice within teaching. In this sense, the investigation of my educational trajectory contributed to the refinement of my professional practice and the permanent construction of my teaching identity - in a significant and positive way - in my training process as a teacher. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relatos autobiográficos | pt_BR |
dc.subject | Trajetória escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Autobiographical accounts | pt_BR |
dc.subject | Schooling trajectory | pt_BR |
dc.title | Reflexões autobiográficas na formação docente: como tenho me constituído professora | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais pressupostos e a importância do método autobiográfico, bem como sua eficácia na formação docente, no curso de licenciatura em Pedagogia. Através da narrativa autobiográfica, busquei analisar a construção da identidade docente, a partir de reflexões levantadas no decorrer do texto. Para tanto, adotei a pesquisa qualitativa, em que a principal estratégia metodológica de investigação nesse trabalho é o resgate de memórias significativas da minha trajetória de escolarização e da minha formação inicial. Para compor parte da fundamentação teórica, utilizei autores como NÓVOA (2010), FINGER (2014), NEVES (2010), DELORY – MONBERGER (2006) e JOSSO (2007); que abordam a importância do método autobiográfico e sua relevância dentro da formação de professores. Outrossim, para contribuir com a construção de reflexões pedagógicas no decorrer da escrita autobiográfica, utilizei também renomados pensamentos de FREIRE (1987 e 2011) e GADOTTI (2003); que discutem a importância de um processo significativo de ensino- aprendizagem, na medida em que afetamos e somos afetados em nossa trajetória. Os resultados da pesquisa nos revelam que a escrita autobiográfica nos possibilita a compreensão das transformações da realidade e contribui com a prática autorreflexiva dentro da docência. Nesse sentido, a investigação acerca da minha trajetória educacional, colaborou para um refinamento da minha prática profissional e da permanente construção da minha identidade docente - de maneira significativa e positiva - em meu processo de formação enquanto professora. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_abfsantos.pdf | 484,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.