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dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Beatriz Araújo-
dc.date.accessioned2022-09-01T14:23:32Z-
dc.date.available2022-09-01T14:23:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Beatriz Araújo. O desenvolvimento das atividades de oralidade por professores do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede privada do município de Pacajus-CE. Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67973-
dc.description.abstractIn the school environment, within the classroom, orality can and should be developed in different ways. However, some teachers still confuse the development of the axis of orality with the simple act of speaking, something that is inherent to the human being from the moment he is in contact with the people around him. The axis of orality, however, covers many more layers than just talking, it seeks the speeches according to the environment in which it is found, the tone, the ability to listen to the other, among others. This course completion work aimed to investigate the activities proposed by teachers of the 2nd year of Elementary School that can promote the development of oral speech in children. It also aimed to identify the oral activities developed by teachers of the 2nd year of elementary school, and evaluate the teaching materials used by teachers of the 2nd year of elementary school for the development of oral skills in children. For this, the theoretical contribution of Marcuschi (2001/2007), Castilho (2000), Dionísio (2007), among others, was used to support the concept, history and importance of orality throughout the development of children, focusing on the 2nd year of Elementary School. In addition to being referenced in official documents such as BNCC and PCN.The methodology consisted of making a questionnaire available on the Google Form platform, and analyzing the participants' lesson plans. It was found that most teachers understand the axis of orality, their genres, their skills and specificities, but their practices are mainly aimed at solving textbook activities, using orality as an assessment tool. It is concluded that the orality axis needs greater support from schools to be developed in the classroom, with projects and activities that address orality, through daily practices, aiming at the development of children's skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectAxis of oralitypt_BR
dc.subjectEaching practicespt_BR
dc.titleO desenvolvimento das atividades de oralidade por professores do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede privada do município de Pacajus-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ambiente escolar, dentro de sala de aula, a oralidade pode e deve ser desenvolvida de diferentes formas. No entanto, alguns professores ainda confundem o desenvolvimento do eixo da oralidade com o simples ato de falar, algo que é inerente ao ser humano, a partir do momento que está em convívio com as pessoas que o cercam. O oralidade, todavia, abrange muitas mais dimensões do que apenas falar, ele busca os discursos de acordo com o ambiente em que se encontra, o tom, a habilidade de ouvir o outro, dentre outros. No presente trabalho de conclusão de curso objetivou-se investigar as atividades propostas por professores do 2º ano do Ensino Fundamental, que podem promover o desenvolvimento da oralidade das crianças. Objetivou também identificar as atividades de oralidade desenvolvidas por professores do 2º ano do Ensino Fundamental, e avaliar os materiais didáticos utilizados por professores do 2º ano do Ensino Fundamental para o desenvolvimento da oralidade das crianças. Para isso, utilizou-se aporte teórico de Marcuschi (2001/2007), Castilho (2000), Dionísio (2007), entre outros, para fundamentar o conceito, o histórico e a importância da oralidade ao longo do desenvolvimento das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Além de se referenciar nos documentos oficiais como BNCC e PCN. A metodologia consistiu na disponibilização de um questionário na plataforma do Google Formulário, e da análise dos planos de aula das participantes. Verificou-se que, as professoras, em sua maioria, compreendem o eixo de oralidade, seus gêneros, suas competências e especificidades, mas suas práticas são principalmente voltadas para a resolução de atividades do livro didático, utilizando a oralidade como instrumento de avaliação. Conclui-se que o eixo de oralidade necessita de maior suporte das escolas para ser desenvolvido na sala de aula, com projetos e atividades que contemplem a oralidade, por meio de práticas diárias, visando o desenvolvimento de competências das crianças.pt_BR
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