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Tipo: TCC
Título: Uma proposta de sistema de autoria para a personalização de avatares 2D com foco em tabletop role-playing games, um estudo de caso usando o framework de garrett
Título em inglês: A proposal for an authoring system for the customization of 2D avatars with a focus on tabletop role-playing games, a case study using garrett's framework
Autor(es): Assis, Djheyson Carlos de Oliveira
Orientador: Gomes, George Allan Menezes
Palavras-chave: Avatares;Personalização;Tabletop Role-Playing Game;Framework de Garrett;Experiência do Usuário
Data do documento: 2022
Citação: ASSIS, Djheyson Carlos De Oliveira. Uma proposta de sistema de autoria para a personalização de avatares 2D com foco em tabletop role-playing games, um estudo de caso usando o framework de garrett. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Em 2019, os jogos de Role-Playing Game (RPG) registraram, no mínimo, cerca de 40 bilhões de fãs de diversas faixas etárias e divididos pelo mundo todo. O jogo Dungeons and Dragons, da mesma categoria, influenciou nesse resultado por ser um dos mais conhecidos. Jogos desta categorias trabalham bastante com o fator customização e personalização de cenários, história e personagens. Estudos comprovaram que a experiência dos jogadores nos jogos de RPG é mais satisfatória quando é possível personalizar os aspectos do jogo citados anteriormente. Essa característica também pode ser aplicada nos jogos de Tabletop Role-Playing Game (TRPGs), em que os usuários interpretam personagens fictícios fisicamente. Entretanto, as ferramentas de personalização focadas em TRPGs disponíveis hoje no mercado não oferecem muita variedade de escolhas, principalmente em relação aos avatares dos jogadores. Dessa forma, o presente estudo analisa as ferramentas disponíveis atualmente e seleciona seus pontos fortes e fracos, com o auxílio do framework dos cinco elementos da User Experience de J. J. Garrett, propõe um sistema de autoria para sanar tal necessidade do mercado de jogos. Por fim, o estudo aponta os desafios e as oportunidades desse mercado, assim como as dificuldades do framework utilizado e os trabalhos futuros propostos.
Abstract: In 2019, Role-Playing Game (RPG) games had at least around 40 billion fans of various ages across the world. The game Dungeons and Dragons, in the same category, influenced this performance by being among the most famous. The games from these categories usually work with scenery, story and character customizations. Studies show that the player's experience in RPG games is more satisfactory when it is possible to customize the above-mentioned aspects of the game. This also can be applied to Tabletop Role-Playing Game (TRPGs), where players physically play the role of fictional characters. However, the TRPGs focused customization tools available on the market today don’t offer many varieties to choose from, mostly when it comes to the player's avatars. Thus, the present study analyzes the tools currently available, selects their strengths and weaknesses, and with the help from the Five Elements of User Experience, by J. J. Garrett, it proposes an authoring system to address such a need in the games market. Lastly, the study points out the challenges and opportunities of this market, just like the difficulties in the chosen framework and the proposed future works.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67960
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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