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Type: TCC
Title: Seguro de vida no Brasil: cenário atual e possibilidades de desenvolvimento
Authors: Lucena, Marylene Paiva
Advisor: Cardoso, Sérgio César de Paula
Keywords: Seguro de vida;Desenvolvimento econômico;Mercado financeiro;Cultura Brasileira
Issue Date: 2022
Citation: LUCENA, M. P. Seguro de vida no Brasil: cenário atual e possibilidades de desenvolvimento. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ramo de seguros é um importante instrumento no Brasil e no mundo, movimentando a economia e tendo papel relevante para a sociedade. Os riscos de desastres naturais, ações humanas e o fim da vida são fatores determinantes na procura por um contrato de seguro. Sua grande função é a reparação ao segurado, sempre buscando uma segurança ao beneficiário do contrato. O ramo relacionado à vida tem se tornado cada vez mais relevante. Diferente do ramo ligado a danos materiais, em que o seguro contempla situações que podem ocorrer, mas que não existe a certeza de seu acontecimento, o seguro de vida vitalício cobre um evento certo de data incerta. O segurado quando contrata uma proteção referente à vida tem a ciência de que o objetivo é o resguardo das pessoas indicadas por ele no momento da contratação, o que é a preocupação de grande parte da população que, ao fim de sua existência, buscam deixar suas pessoas mais próximas e dependentes resguardadas financeiramente. Por se tratar de uma relação civil, é absolutamente normal que existam leis e regulamentos para harmonizar os contratos, trazendo uma certa equidade ao fornecedor e consumidor. Além disso, existem novos fatores que modificam constantemente a sistemática dos seguros, o que leva ao desenvolvimento de estudos nesse sentido. O trabalho tem como objetivo geral a identificação de fatores que possam contribuir para a evolução do mercado de seguros de vida no Brasil, em especial na abordagem sobre a autorregulação e a cultura brasileira relacionada a seguros. A metodologia utilizou pesquisas em sites, obras e trabalhos específicos sobre o tema. Os resultados obtidos refletem a realidade do cenário atual, em especial no que diz respeito a regulação, falta de publicidade e baixo índice cultural do brasileiro relacionado aos seguros de vida, acarretando um mercado ainda sem grande satisfação, quando comparado a outros países.
Abstract: The insurance sector is an important instrument in Brazil and in the world, moving the economy and playing a relevant role for society. The risks of natural disasters, human actions and the end of life are determining factors in the search for an insurance contract. Its main function is to repair the insured, always seeking security for the beneficiary of the contract. The branch related to life has become increasingly relevant. Unlike the branch related to material damage, in which the insurance covers situations that may occur, but for which there is no certainty of their occurrence, lifetime life insurance covers a certain event of an uncertain date. The insured person, when contracting protection related to life, is aware that the objective is to protect the people indicated by him at the time of contracting, which is the concern of a large part of the population who, at the end of their existence, seek to leave their closest and financially dependent people. As it is a civil relationship, it is absolutely normal that there are laws anregulations to harmonize contracts, bringing a certain equity to the supplier and consumer. In addition, there are new factors that constantly modify the insurance system, which leads to the development of studies in this direction. The general objective of the work is to identify factors that may contribute to the evolution of the life insurance market in Brazil, especially in the approach to self-regulation and the Brazilian culture related to insurance. The methodology used research on websites, works and specific works on the subject. The results obtained reflect the reality of the current scenario, especially with regard to regulation, lack of publicity and low cultural index of Brazilians related to life insurance, resulting in a market still without great satisfaction, when compared to other countries.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67900
Appears in Collections:CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

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