Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854
Tipo: | Dissertação |
Título: | Explorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamental |
Título em inglês: | Exploring fractals for the development of skills related to teaching algebra in the 7th grade of elementary school |
Autor(es): | Oliveira, Leonardo Gondim de |
Orientador: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palavras-chave: | Álgebra - Estudo e ensino;Fractais;Pensamento algébrico;Algebra - Study and teaching;Fractals;Algebraic thinking |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Leonardo Gondim de. Explorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamental. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Ante as dificuldades de aprendizagem do conteúdo e da compreensão de conceitos matemáticos e mais especificamente das dificuldades de compreensão da álgebra no sétimo ano do ensino fundamental, buscamos o desenvolvimento de atividades que possibilitem a introdução e aprofundamento de conceitos essenciais a aprendizagem da álgebra e ao desenvolvimento do pensamento algébrico de forma contextualizada, privilegiando os processos de investigação, resolução de problemas e modelagem. Encontramos na beleza e nas características dos fractais, um suporte para o desenvolvimento dessas atividades. Assim, a finalidade deste é sugerir atividades de investigação e resolução de problemas com base na exploração dos fractais Triminó, Curva de Koch e Árvore pitagórica que possibilitem a introdução de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à unidade temática álgebra em consonância com a BNCC. |
Abstract: | Faced with the difficulties of learning the content and understanding of mathematical concepts and more specifically the difficulties of understanding algebra in the seventh year of elementary school, we seek to develop activities that allow the introduction and deepening of essential concepts for learning algebra and for the development of algebraic thinking in a contextualized way, privileging the processes of investigation, problem solving and modeling. We found in the beauty and characteristics of fractals a support for the development of these activities. Thus, the purpose of this is to suggest investigation and problem solving activities based on the exploration of the Triminó, Koch Curve and Pythagorean Tree fractals that allow the introduction of concepts and the development of skills related to the thematic unit algebra in line with the BNCC. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_lgoliveira.pdf | Dissertação | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.