Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854
Title in Portuguese: Explorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamental
Title: Exploring fractals for the development of skills related to teaching algebra in the 7th grade of elementary school
Author: Oliveira, Leonardo Gondim de
Advisor(s): Melo, Marcelo Ferreira de
Keywords: Álgebra - Estudo e ensino
Fractais
Pensamento algébrico
Algebra - Study and teaching
Fractals
Algebraic thinking
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, Leonardo Gondim de. Explorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamental. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Portuguese: Ante as dificuldades de aprendizagem do conteúdo e da compreensão de conceitos matemáticos e mais especificamente das dificuldades de compreensão da álgebra no sétimo ano do ensino fundamental, buscamos o desenvolvimento de atividades que possibilitem a introdução e aprofundamento de conceitos essenciais a aprendizagem da álgebra e ao desenvolvimento do pensamento algébrico de forma contextualizada, privilegiando os processos de investigação, resolução de problemas e modelagem. Encontramos na beleza e nas características dos fractais, um suporte para o desenvolvimento dessas atividades. Assim, a finalidade deste é sugerir atividades de investigação e resolução de problemas com base na exploração dos fractais Triminó, Curva de Koch e Árvore pitagórica que possibilitem a introdução de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à unidade temática álgebra em consonância com a BNCC.
Abstract: Faced with the difficulties of learning the content and understanding of mathematical concepts and more specifically the difficulties of understanding algebra in the seventh year of elementary school, we seek to develop activities that allow the introduction and deepening of essential concepts for learning algebra and for the development of algebraic thinking in a contextualized way, privileging the processes of investigation, problem solving and modeling. We found in the beauty and characteristics of fractals a support for the development of these activities. Thus, the purpose of this is to suggest investigation and problem solving activities based on the exploration of the Triminó, Koch Curve and Pythagorean Tree fractals that allow the introduction of concepts and the development of skills related to the thematic unit algebra in line with the BNCC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_lgoliveira.pdfDissertação1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.