Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorOliveira, Leonardo Gondim de-
dc.date.accessioned2022-08-25T14:07:23Z-
dc.date.available2022-08-25T14:07:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Gondim de. Explorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamental. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67854-
dc.description.abstractFaced with the difficulties of learning the content and understanding of mathematical concepts and more specifically the difficulties of understanding algebra in the seventh year of elementary school, we seek to develop activities that allow the introduction and deepening of essential concepts for learning algebra and for the development of algebraic thinking in a contextualized way, privileging the processes of investigation, problem solving and modeling. We found in the beauty and characteristics of fractals a support for the development of these activities. Thus, the purpose of this is to suggest investigation and problem solving activities based on the exploration of the Triminó, Koch Curve and Pythagorean Tree fractals that allow the introduction of concepts and the development of skills related to the thematic unit algebra in line with the BNCC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectAlgebra - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFractalspt_BR
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_BR
dc.titleExplorando os fractais para o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao ensino de álgebra no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnte as dificuldades de aprendizagem do conteúdo e da compreensão de conceitos matemáticos e mais especificamente das dificuldades de compreensão da álgebra no sétimo ano do ensino fundamental, buscamos o desenvolvimento de atividades que possibilitem a introdução e aprofundamento de conceitos essenciais a aprendizagem da álgebra e ao desenvolvimento do pensamento algébrico de forma contextualizada, privilegiando os processos de investigação, resolução de problemas e modelagem. Encontramos na beleza e nas características dos fractais, um suporte para o desenvolvimento dessas atividades. Assim, a finalidade deste é sugerir atividades de investigação e resolução de problemas com base na exploração dos fractais Triminó, Curva de Koch e Árvore pitagórica que possibilitem a introdução de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à unidade temática álgebra em consonância com a BNCC.pt_BR
dc.title.enExploring fractals for the development of skills related to teaching algebra in the 7th grade of elementary schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_lgoliveira.pdfDissertação1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.