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Type: Dissertação
Title: Uma análise sociolinguística dos fenômenos ceceo, seseo e distinção entre /s/ e /θ/ nos livros didáticos vente e pasaporte
Authors: Ferreira, João Savinny Campos
Advisor: Pontes, Valdecy de Oliveira
Keywords: Livro didático;Espanhol como língua estrangeira;Seseo, ceceo e distinção;Sociolinguística
Issue Date: 2022
Citation: FERREIRA, João Savinny Campos. Uma análise sociolinguística dos fenômenos ceceo, seseo e distinção entre /s/ e /θ/ nos livros didáticos vente e pasaporte. Orientador: Valdecy de Oliveira Pontes. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo geral investigar como são abordados os fenômenos sibilantes seseo, ceceo e distinção nos livros didáticos de Espanhol Vente e Pasaporte, a partir de uma perspectiva sociolinguística. O objeto de estudo é a abordagem da variação linguística dessas formas linguísticas pelos livros didáticos no contexto de ensino de Espanhol para estrangeiros. Para isso, assume-se que a análise de um fenômeno linguístico no interior de livros didáticos deve também trazer à luz algumas observações referentes a sua produção, bem como em referência à disciplina que este representa. Nesse sentido, recupera-se um documento norteador de grande importância, o Marco Comum Europeu de Referência para o ensino de línguas (MCER), e acionam-se alguns aportes teóricos, tais como a Teoria da Variação Linguística, modelo teórico-metodológico que defende que toda língua muda e varia e é parte constituinte das práticas sociais, com base nos estudos de Labov (1972, 1978, 1994, 2001, 2006, 2008), Silva-Corvalán (1989, 2001), Blas Arroyo (2004), Moreno Fernández (2009), López Morales (2015), a variação linguística e a Sociolinguística Educacional, com base em Bazzanella (1977), Bugel (1998), Moreno Fernández (2000, 2010), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007), Pontes (2009), Andión-Herrero (2013), Zilles e Faraco (2015) e o processo de produção e avaliação dos livros didáticos de língua estrangeira, apoiado nos estudos de Tomlinson (2001, 2011, 2014) e Corracini (2001). Já sobre os fenômenos seseo, ceceo e distinção, a base teórica apoia-se em Lapesa (1957, 1985), Frago (1981, 1993), Alarcos (1988), Quilis (1993) e Ariza (1995, 2016). No que diz respeito ao corpus desta pesquisa, foram analisadas as seguintes coleções didáticas: Vente e Pasaporte. No que se refere aos procedimentos de análise dos dados, elaborou-se um questionário norteador baseado em Pontes (2017) e Nobre e Pontes (2018), a partir das seguintes ideias centrais da Sociolinguística: (i) concepção de língua; (ii) norma-padrão e normas não-padrão; (iii) condicionamentos linguísticos; (iv) variação diatópica dos fenômenos ceceo, seseo e distinção; e (v) uso de gêneros orais e as variedades linguísticas do Espanhol. Ao desenvolver esta pesquisa, além das análises empreendidas, propuseram-se adaptações didáticas às coleções. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que os autores das coleções didáticas analisadas abordam o ensino da língua espanhola considerando a heterogeneidade da língua. No entanto, não expõem os valores e os contextos de uso dos fenômenos sibilantes seseo, ceceo e distinção, como percebido no processo de análise. Também se concluiu que as coleções didáticas não fazem referência aos fatores que condicionam a variação linguística, no caso dos fenômenos em estudo. Constatou-se, ainda, referente à coleção Vente, que não apresenta atividades que brindam os alunos com exemplos reais de variedades do Espanhol. Já no caso da coleção Pasaporte, observou-se que, apesar de evidenciar atividades que abordam outras variedades linguísticas do Espanhol, diferente da peninsular, o faz de maneira insuficiente.
Abstract in Spanish: Este trabajo tiene como objetivo general investigar cómo se abordan los fenómenos sibilantes seseo, ceceo y distinción en los libros didácticos de español Vente y Pasaporte desde una perspectiva sociolingüística. El objeto de estudio es el abordaje de la variación lingüística de estas formas lingüísticas por parte de los libros didácticos en el contexto de la enseñanza de español a extranjeros. Para ello, se entiende que el análisis de un fenómeno lingüístico en el interior de libros didácticos debe también traer algunas observaciones relacionadas a su producción, así como referente a la asignatura que represente. En este sentido, se utiliza, en este estudio, un documento de gran importancia para este contexto, el Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas (MCER) y se recupera algunos aportes teóricos, como sobre la Teoría de la Variación Lingüística, modelos teóricos e metodológicos que defienden que la lengua cambia y es variable e forma parte de las prácticas sociales, con base en los estudios de de Labov (1972, 1978, 1994, 2001, 2006, 2008), Silva-Corvalán (1989, 2001), Blas Arroyo (2004), Moreno Fernández (2009), López Morales (2015), la variación lingüística y la Sociolingüística Educacional, basados en Bazzanella (1977), Bugel (1998), Moreno Fernández (2000, 2010), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007), Pontes (2009), Andión-Herrero (2013), Zilles e Faraco (2015) y el proceso de producción y evaluación de libros didácticos de lenguas extranjeras, apoyado en los estudios de Tomlinson (2001, 2011, 2014) e Corracini (2001). Respecto a los fenómenos seseo, ceceo y distinción, la base teórica se apoya en Lapesa (1957, 1985), Frago (1981, 1993), Alarcos (1988), Quilis (1993) e Ariza (1995, 2016). En cuanto al corpus de esta investigación, se analizaron las siguientes colecciones didácticas: Vente y Pasaporte. Con respecto a los procedimientos de análisis de datos, se elaboró un cuestionario guía de análisis basado en Pontes (2017) y Nobre y Pontes (2018) a partir de las siguientes ideas centrales de la Sociolingüística: (i) concepción del lenguaje; (ii) normas patrón y normas no patrón; iii) condicionamientos lingüísticos; iv) variación diatópica de los fenómenos ceceo, seseo y distinción; y (v) uso de géneros orales y variedades lingüísticas del español. Al desarrollar esta investigación, además de los análisis realizados, se propusieron adaptaciones didácticas a las colecciones. A partir de los resultados obtenidos, se encontró que los autores de las colecciones didácticas analizadas abordan la enseñanza de la lengua española considerando la heterogeneid contextos de uso de los fenó ad de la lengua. Sin embargo, no expone los valores y menos seseo, ceceo y distinción, como se ha podido percibir en el proceso de análisis. También se concluyó que las colecciones didácticas no hacen referencia a los factores q ue condicionan la variación lingüística, en el caso de los fenómenos estudiados. Se identificó, aún, con relación a la colección Vente , que no presenta actividades que ofrezcan a los alumnos ejemplos reales de variedades del Español. En el caso de la colec ción Pasaporte , se observó que, a pesar de presentar actividades que traen otras variedades lingüísticas del Español, diferente de la peninsular, lo hace de manera insuficiente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67841
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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