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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Renato Almeida de | - |
dc.contributor.author | Justa Junior, Haroldo Peixoto da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T19:39:06Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T19:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | JUSTA JUNIOR, Haroldo Peixoto da. O ensino de filosofia para surdos na perspectiva bilíngue (libras/português escrito). 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67839 | - |
dc.description.abstract | In our exhibition we will demonstrate how philosophy can understand the education of the deaf and, based on this understanding, promote more accessible methodologies and didactics for the teaching of philosophy to the deaf. In our theoretical repertoire of a philosophical nature, we will make use of the critical theory of the British Philosopher Paddy Ladd, described in his work “In Search of Deafness” where he presents the colonizing influence of clinical ideological discourse on deaf communities. The importance of his thinking consists in revealing the power structures that intend to standardize the deaf person to the hearing condition, seeking to “normalize” their disability as the only indispensable condition of socialization. In our philosophical and anthropological understanding of the subject, we will make use of the Philosophical Anthropology of the Brazilian philosopher Henrique Cláudio Lima Vaz, as a key to reading the profile of the deaf subject in his linguistic condition. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia para surdos na perspectiva bilíngue (libras/português escrito) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em nossa exposição, demonstraremos como a filosofia pode compreender a educação dos surdos e, fundamentando-se nesta compreensão, promover metodologias e didáticas mais acessíveis para o ensino da filosofia para surdos. Em nosso repertório teórico de cunho filosófico, faremos uso da teoria crítica do filósofo britânico Paddy Ladd, descrita em sua obra Em busca da Surdidade, onde nos apresenta a influência colonizadora do discurso ideológico clínico sobre as comunidades surdas. A importância do seu pensamento consiste em desvelar as estruturas de poder que pretendem uniformizar a pessoa surda na condição de ouvinte, buscando “normatizar” sua deficiência como única condição indispensável de socialização. Em nossa compreensão filosófica e antropológica do sujeito, faremos uso da Antropologia Filosófica do filósofo brasileiro Henrique Cláudio Lima Vaz como chave de leitura do perfil do sujeito surdo em sua condição linguística. | pt_BR |
dc.title.en | The teaching of philosophy to the deaf from a bilingual perspective (libras/written Portuguese) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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