Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67807
Tipo: Livro
Título : Aprendizados e desafios da participação: a experiência do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF)
Palabras clave : Políticas públicas;Regularização fundiária;Investigação sociológica;Cartografia urbana;Urbanização
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Expressão Gráfica e Editora
Citación : BARREIRA, Irlys Firmo; GONÇALVES, Danyelle Nilin; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (org.). Aprendizados e desafios da participação: a experiência do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF). Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Fruto da mente privilegiada de Eudoro Santana, presidente do IPLANFOR, e do seu compromisso com os vulneráveis, o projeto das ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social, teve o apoio incondicional do Prefeito Roberto Cláudio Bezerra em sua segunda gestão à frente da Prefeitura de Fortaleza. Chegar à elaboração final desse ousado projeto rendeu-me o privilégio de muitas, demoradas e longas conversas com o Dr. Eudoro Santana, que se deslocava até a Reitoria da UFC e me fazia imergir no seu grande sonho, partilhando dele e do seu entusiasmo juvenil, descortinando com ele o que seria, para as maiores instituições de educação superior de nossa cidade, uma oportunidade ímpar de exercitar a sua responsabilidade social. Definidas as três ZEIS que seriam confiadas à Universidade Federal do Ceará – grande Bom Jardim, Pici e Porto da Draga, o passo seguinte foi a definição de coordenação do projeto, que só poderia ser guiado por um pesquisador do porte de Irlys Firmo Barreira, uma das mais lúcidas, experientes, produtivas e determinadas cientistas sociais, meritoriamente reconhecida nos meios acadêmicos. Antes de aceitar o convite, Irlys aprofundou o seu estudo do projeto, questionou e trouxe a ele ricas propostas metodológicas, sendo atraída, sobremaneira, pela impositiva participação das comunidades e, de pronto, decidiu partilhar a liderança do projeto com Danyelle Nilin Gonçalves, jovem socióloga das mais brilhantes, também respeitada pela qualidade de seus trabalhos científicos. Qual duas atenas, fizeram com que o projeto fosse abraçado, na UFC, por uma plêiade de brilhantes e representativos colegas, das áreas de arquitetura, geografia, sociologia, direito, economia e políticas públicas. Aprendizado e desafios da participação – a experiência do PIRF, é a coletânea de artigos que descrevem o trabalho realizado pelas diferentes equipes que concluíram, com invulgar brilhantismo e elevadíssimo espírito público, a desafiadora missão que lhes foi confiada, na inovadora demarcação de territórios complexos em nossa cidade e na proposição de estratégias viáveis para a superação de problemas pungentes e esquecidos há décadas, como a regularização fundiária. Irlys Barreira, Danyelle Gonçalves e Eustógio Dantas, como organizadores, deram forma a uma obra de vulto, cadinho precioso, que ultrapassa em muito a relatoria formal ou a prestação de contas – a experiência vivida é descrita em incursões metodológicas coroadas pela legitimação conferida pela ampla participação dos moradores das comunidades do grande Bom Jardim, do Pici e do Poço da Draga. Esta obra retrata um brilhante e muitíssimo bem sucedido investimento na articulação entre os saberes popular e científico, uma prática pautada pelo respeito democrático aos verdadeiros donos daqueles territórios.
Descripción : Prefácio (Henry de Holanda Campos); Participação e confiança institucional: interpelações sociológicas de uma experiência (Irlys Barreira e Danyelle Gonçalves); O desafio da participação na construção do PIRF: o plano de participação comunitária e desenvolvimento social da ZEIS Pici, Poço da Draga e Bom Jardim (Roselane Gomes Bezerra, Ruy Aurélio Rolim e Marcelo Rodrigues Rabelo); Por dentro da comunidade: instrumentos de investigação sociológica no fomento a políticas públicas de moradia e regularização fundiária (Irapuan Peixoto Lima Filho e Francisco Willams Ribeiro Lopes); Regularização fundiária em zonas especiais de interesse social: aspectos jurídicos e políticos da experiência do PIRF nas ZEIS do Bom Jardim, Poço da Draga e Pici (Lígia Maria Silva Melo de Casimiro, Beatriz Rego Xavier e Jacqueline Alves Soares); Planejar a urbanização de assentamentos nas ZEIS de Fortaleza-CE: informação como condição para o diálogo (Clarissa F. Sampaio Freitas e Newton Celio Becker de Moura); Possibilidades e desafios da economia solidária nos planos de geração de trabalho e renda das Zonas Especiais de Interesse Social em Fortaleza-Ceará, Brasil (Gil Célio de Castro Cardoso, Victória Régia Arrais de Paiva, Maione Rocha de Castro Cardoso e André Vasconcelos Ferreira); Metodologias participativas e regularização fundiária: uma proposta para a inclusão social em Zonas Especiais de Interesse Social em Fortaleza-CE (Selma Ma Peixoto Alcântara, Paulo Torres Junior, Catarina Ma Rabelo, Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho e Thais Gabriela Veras Gama); Cartografia social urbana: instrumento de planejamento e gestão de espaços públicos nas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) em Fortaleza-CE (Adryane Gorayeb, Maria Clélia Lustosa da Costa, Antonio Jeovah de Andrade Meireles, Francisco Fernando Martins, Cícera da Silva Martins, Rogério da Costa Araújo e Francisco Sérgio Rocha); Artificialização dos sistemas ambientais em cidade litorânea nos trópicos (Eustógio Dantas e Jader de Oliveira Santos).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67807
Aparece en las colecciones: CH - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_liv_ifbarreira_dngoncalves_ewcdantas_orgs.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.