Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67739
Tipo: TCC
Título : A aplicação da matemática financeira no uso de cartão de crédito
Título en inglés: The application of financial mathematics in the use of credit card
Autor : Queiroz Silva, Francisca Alrenice de
Tutor: Maia, Anderson Feitoza Leitão
Palabras clave : Cartões de crédito;Juros;Compras
Fecha de publicación : 2020
Citación : QUEIROZ SILVA, Francisca Alrenice de. A aplicação da matemática financeira no uso de cartão de crédito. 2020. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho é um estudo de caso sobre o uso de cartões de crédito por 22 famílias de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola da rede privada, localizada no município de Russas - CE, que atendemalunos da modalidade de Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Os discentes da pesquisa são 22 alunos matriculados no Ensino Fundamental. A pesquisadora tem contato com os educandos, sendo professora de matemática da turma, o que tornou acessível a realização do estudo. A metodologia utilizada foi calcular juros e porcentagens presentes nos cartões, seguida de questionário realizado pelos estudantes para com suas famílias, contendo 10 questões cada, com o objetivo de analisar se as famílias administram com êxito seu cartão e identificar as possíveis causas que levam ao endividamento familiar. Após a análise dos dados verificou-se que as famílias não possuem compreensão satisfatória para administrar seus cartões, justamente por desconhecerem seu funcionamento de forma mais detalhada. Ficando evidenciado que conhecer noções básicas de juros e porcentagem são essenciais para gerenciar satisfatoriamente o cartão de crédito.
Abstract: The current work is a case study on the use of credit cards by 22 families of students in the 9th grade of elementary school. The study was carried out in a private school, located in the municipality of Russas - CE, the institution of teaching assists students from kindergarten to elementary school. The research students are 22 students enrolled in elementary school. The researcher has contact with the students, being a math teacher in the class, which made the study accessible. The methodology used was to calculate interest and percentages present on the cards, followed by a questionnaire carried out by the students with their families, the same with 10 questions, in order to analyze whether the families successfully managed their card and to identify the possible causes that lead to the family indebtedness. Data collection showed that families did not have a satisfactory understanding of how to manage their cards because they did not know how it works in more detail. Where basics of interest and percentage are essential to manage the card satisfactorily.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67739
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_faqueirozsilva.pdf303,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.