Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67718
Type: TCC
Title: Avaliação do Uso do BIM na disciplina de instalações hidráulicas e sanitárias prediais: um estudo de caso no campus Crateús
Authors: Marinho Neto, João Matias
Advisor: Batista, Tatiane Lima
Keywords: Adoção BIM;Ensino-Aprendizagem;Sistemas Prediais
Issue Date: 2022
Citation: MARINHO NETO, João Matias. Avaliação do Uso do BIM na disciplina de instalações hidráulicas e sanitárias prediais: um estudo de caso no campus Crateús. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67718. Acesso em:
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o aumento da complexidade dos projetos, o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da informação da construção) tem se destacado, possibilitando a melhoria na qualidade do produto final, integrando uma série de dados em um modelo virtual de edificação. Portanto, faz-se necessária a disseminação do BIM para os profissionais e estudantes das engenharias, visto que essa é uma forma ainda nova de trabalho na engenharia. Porém, apesar da série de vantagens observadas na literatura, adotar o BIM é uma problemática existente no mercado e na academia dada sua complexidade. Dessa maneira, buscou-se explorar o seguinte questionamento: Como se dá a adoção do BIM no ensino de projeto de sistemas prediais para engenharia? Percebendo essa problemática, o presente trabalho visa descrever as experiências iniciais da adoção BIM no campo dos Sistemas Prediais em uma instituição de ensino superior, mais especificamente na disciplina de Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais. Visando assim contribuir para as experiências de ensino e aprendizagem do BIM no ensino superior, o que consequentemente contribui para a melhoria da qualidade dos profissionais formados pela instituição. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa utilizando como estratégia o estudo de caso. Como resultados, foi possível conhecer o atual nível de conhecimento sobre BIM dos discentes da turma utilizada como objeto de estudo e o nível de conhecimento na ferramenta BIM utilizada, descrever sobre o plano de execução utilizado para a adoção do BIM na disciplina e realizar a análise dos resultados obtidos durante o desenvolvimento dos projetos de água fria e esgoto sob o ponto de vista dos discentes. Visando conhecer as principais dificuldades durante o desenvolvimento dos projetos bem como a qualidade do desenvolvimento desses projetos, analisada através da avaliação dos trabalhos pela docente. Como conclusões, o grau de conhecimento dos discentes da turma analisada sobre BIM de forma geral, bem como se já havia alguma forma de conhecimento destes na ferramenta Autodesk Revit. O trabalho possibilitou entender como foi estruturado o plano adoção proposto, através as características que foram solicitadas pela docente no modelo BIM, do plano de entregáveis e dos treinamentos propostos. Além disso, pode-se ainda entender quais as dificuldades encontradas durante o processo de implantação, o que junto as sugestões feitas possibilitam a posterior aprimoração do processo de implantação BIM na disciplina analisada, bem como a extensão do processo de ação para outras disciplinas.
Abstract: With the increase in the complexity of projects, BIM (Building Information Modeling) has stood out, enabling improvement in the quality of the final product, integrating a series of data into a virtual building model. Therefore, it is necessary to disseminate BIM to engineering professionals and students, as this is still a new way of working in engineering. However, despite the series of advantages observed in the literature, adopting BIM is an existing problem in the market and in academia, given its complexity. In this way, we sought to explore the following question: How is BIM adopted in the teaching of building systems design for engineering? Realizing this problem, the present work aims to describe the initial experiences of BIM adoption in the field of Building Systems in a higher education institution, more specifically in the subject of Building Hydraulic and Sanitary Installations. Thus, aiming to contribute to the teaching and learning experiences of BIM in higher education, which consequently contributes to the improvement of the quality of professionals trained by the institution. In this sense, research was developed using the case study as a strategy. As a result, it was possible to know the current level of knowledge about BIM of the students of the class used as object of study and the level of knowledge in the BIM tool used, describe the execution plan used for the adoption of BIM in the discipline and carry out the analysis of the results obtained during the development of cold water and sewage projects from the students point of view. Aiming to know the main difficulties during the devel opment of the projects as well as the quality of the development of these projects, analyzed through the evaluation of the work by the teacher. As conclusions, the degree of knowledge of the students of the analyzed class about BIM in general, as well as if there was already some form of knowledge of these in the Autodesk Revit tool. The work made it possible to understand how the proposed adoption plan was structured, through the characteristics that were requested by the teacher in the BIM model, the deliverables plan and the proposed training. In addition, it is also possible to understand the difficulties encountered during the implementation process, which together with the suggestions made allow the subsequent improvement of the BIM implementation process in the analyzed discipline, as well as the extension of the action process to other disciplines.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67718
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_jmmarinhoneto.pdf4,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.