Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Jonathan Haryson Araújo-
dc.contributor.authorPenafort, Elidiane Torres-
dc.date.accessioned2022-08-11T14:03:54Z-
dc.date.available2022-08-11T14:03:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPENAFORT, Elidiane Torres. Os desafios no ensino de matemática para uma aluna com autismo no ensino regular, em tempos de pandemia. 2020. 41 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67687-
dc.description.abstractThis monographic work is a case study in Math classes of an 8 year old student, from the third year elementary school student diagnosed with mild autism, in a regular school Instituto Educacional Paraiso (INEP) in the city of Baturite, in the state of Ceará. That aimed to analyse, through an investigation, the application of pedagogical games in math classes in times of a global pandemic. Literature on the subject, observatory and application of an interview with the student through a quiz, was used for data collection. The question posed is how the student's evolution with Autism Spectrum Disorder (ASD) happens, especially in the school environment, in math class, after using playful methodologies, both in the teaching and learning process, and in the social environment. The conclusions indicate that when the student contextualizes the content with her daily life, she can better absorb the problematic situations that involve the four arithmetic operations, satisfactorily. And yet, with concrete and repetitive learning methods they can contribute to the better performance and school development of said autistic student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleOs desafios no ensino de matemática para uma aluna com autismo no ensino regular, em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho monográfico é um estudo de caso nas aulas de Matemática de uma aluna de 8 anos de idade, do 3o ano do ensino fundamental I diagnosticada com autismo leve, em uma escola de ensino regular Instituto Educacional Paraíso (INEP), da cidade de Baturité, no estado do Ceará. Que teve como objetivo analisar, por meio de uma investigação, a aplicação de jogos pedagógicos nas aulas de matemática em tempos de pandemia. Utilizou-se como método para coleta de dados, a literatura a respeito do tema, o observatório e a aplicação de entrevista com a aluna por meio de um questionário. A questão colocada é como acontece a evolução da aluna com TEA, no meio escolar em especial, nas aulas de matemática, após a utilização de metodologias lúdicas tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto ao meio social. As conclusões indicam que quando a aluna contextualiza o conteúdo com seu cotidiano, consegue absorver melhor as situações problemas que envolvem as quatro operações de aritmética de forma satisfatória. E ainda, como os métodos concretos e repetitivos de aprendizagem podem contribuir para que a aluna autista possa ter um melhor rendimento e desenvolvimento escolar.pt_BR
dc.title.enChallenges in teaching mathematics to a student with autism in regular education, in times of pandemicpt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_etpenafort.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.