Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67674
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os sentidos da participação social no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): trajetórias no contexto da racionalidade neoliberal |
Autor(es): | Nogueira, Renan Moreira |
Orientador: | Porto, Márcio de Souza |
Palavras-chave: | Avaliação de Políticas Públicas;Programa Dinheiro Direto na Escola;Participação;Racionalidade Neoliberal;Public Policy Evaluation;Money Direct into The School Program;Participation;Neoliberal Rationality |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | NOGUEIRA, Renan Moreira. Os sentidos da participação social no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): trajetórias no contexto da racionalidade neoliberal. Orientador: Márcio de Souza Porto. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa avaliativa do desenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) quanto à sua dimensão participativa, inspirando-se em abordagens pós-positivistas, como as propostas por Rodrigues (2008; 2011; 2016; 2019), Lejano (2012) e Gussi (2008), em uma pesquisa qualitativa centrada nos sentidos da participação social na dimensão política do PDDE em um contexto de racionalidade neoliberal. O locus da pesquisa foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia executora do PDDE, com enfoque em seus Burocratas de Médio Escalão (LOTTA; PIRES; OLIVEIRA, 2014). Formou-se um conjunto de dados a partir de análise documental, revisão de literatura e entrevistas em profundidade, à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2016), que compuseram os tópicos de análise de conteúdo, análise de contexto e análise de trajetória institucional com o objetivo de se chegar a uma síntese avaliativa do programa. Os resultados demonstram que o PDDE está solidamente institucionalizado, concorrendo para isso a luta dos sujeitos entrevistados para mantê-lo. O programa criou uma rede ampla de comunicação entre o Governo Federal e as escolas básicas, dando maior poder à escola no jogo do financiamento, mas ainda concentrando seu discurso em torno da dimensão socioeconômica, que além de insuficiente, em um contexto secular de dificuldades de financiamento público para a educação, sombreia a sua dimensão política. A participação segue escorada nas características democráticas das instituições por onde a política perpassa e é percebida pelos gestores como um horizonte, uma cultura a ser criada, embora, não percebida como prioridade no conjunto de dados analisados e problematizada diante de uma racionalidade neoliberal (BROWN, 2017) que perverte sentidos democráticos. |
Abstract: | This evaluative research on the design of Money Direct into The School Program (PDDE) is focused on its participative dimension, inspired by post-positivists frameworks, such as Rodrigues (2008; 2011; 2016; 2019), Lejano (2012), and Gussi (2008). This qualitative research tries to interpret the senses of social participation as a political dimension of PDDE in a context of neoliberal rationality. The research's locus is the middle-level bureaucracy (LOTTA; PIRES; OLIVEIRA, 2014) of the National Development of Education Fund (FNDE), PDDE's implementation organization. The corpus is formed by the analysis of documents, literature review, and in-depth interviews, using Text Discursive Analysis methodology (MORAES e GALIAZZI, 2016), which have composed the topics of content, context, and institutional trajectory analysis with the goal to accomplish an evaluative synthesis of the program. The results demonstrate that PDDE is solidly institutionalized, to what the fighting of the interviewed subjects has contributed to. The program has created a wide communication network between the Federal Government and public schools and has shared power with schools in the public funding game, but it still concentrates the discourses on its socioeconomic dimension, that, beyond being insufficient, in a context of permanent difficulties of public education funding, shades its political dimension. Participation still relies on the democratic characteristics of each institution where the policy runs through and it is perceived by middle bureaucrats as a horizon, a culture still to be created, although not set as a high priority in the data that was analyzed. This participation is problematized with the concept of neoliberal rationality (BROWN, 2017), which perverts its democratic senses. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67674 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_rmnogueira.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.