Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67631
Tipo: TCC
Título: Propuesta de reflexión sobre la enseñanza de E/LE a personas con discapacidad visual a los profesores de letras español en formación
Autor(es): Martins, Naziane de Sousa
Orientador: Lima, Beatriz Furtado Alencar
Palavras-chave: Personas con discapacidad visual;Plan de clase;Enseñanza de E/LE;Pessoas com deficiência visual;Plano de aula;Ensino de E/LE
Data do documento: 2022
Citação: MARTINS, Naziane de Sousa. Propuesta de reflexión sobre la enseñanza de E/LE a personas con discapacidad visual a los profesores de letras español en formación. Orientadora: Beatriz Furtado Alencar Lima. 2022. 69 f. TCC (Graduação em Letras Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Dados do Censo brasileiro de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE) mostram que 18,8% de população brasileira apresentam alguma deficiência visual. No momento atual, as escolas necessitam garantir uma educação de qualidade e inclusiva, onde todas as pessoas tenham acesso ao sistema educativo, tendo o aprendizado necessário para cumprir de forma satisfatória suas necessidades como cidadãos e futuros trabalhadores. O objetivo geral deste trabalho é propor uma reflexão acerca do ensino de español como língua estrangera a pessoas com deficiência visual, a partir de cinco planos de aula para os professores do Curso de Letras Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas em formação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores como Fontana, Motta, Bersch, além de leis, uma investigação ação e a elaboração de planos de aula. Após as pesquisas para a elaboração deste trabalho e para a contrução dos planos de aula foi possível perceber como é árdua a luta por direitos iguais que as pessoas com deficiência visual enfrentam todos os dias. As leis foram grandes conquistas, mas a execução delas, de forma satisfatória, ainda está ocorrendo a passinhos de formiga. A nós, nos cabe a parte de tentar conhecer e reconhecer que as pessoas são diferentes e que suas diferenças não as transformam em seres inferiores ou superiores, somos todos humanos, e, como tal, merecemos respeito e condições dignas de viver.
Resumen: Datos del Censo brasileño de 2010, del Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE) muestran que 18,8% de la población brasileña presentan alguna discapacidad visual. En el momento actual, las escuelas necesitan garantizar una educación de calidad e inclusiva, donde todas las personas accedan al sistema educativo, logrando el aprendizaje necesario para cumplir de forma satisfactoria sus necesidades como ciudadanos y futuros trabajadores. El objetivo general de este trabajo es proponer una reflexión acerca de la enseñanza de E/LE a personas con discapacidad visual, a partir de cinco planes de clases para los profesores del Curso de Letras Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas en formación. Para eso, fue realizado una búsqueda bibliográfica con autores como Fontana, Motta, Bersch, además de leyes, una investigación-acción y la elaboración de planes de clase. Después de las búsquedas para la elaboración de este trabajo y, para la construcción de los planes de clase, fue posible percibir como es ardua la lucha por derechos iguales que las personas con discapacidad enfrentan todos los días. Las leyes fueron grandes conquistas, pero la ejecución de ellas, de forma satisfactoria, aún está ocurriendo a pasitos de hormiga. A nosotros, nos cabe la parte de intentar conocer y reconocer que las personas son diferentes y que sus diferencias no las transforman en seres inferiores o superiores, somos todos humanos, y, como tal, merecemos respeto y condiciones dignas de vivir.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67631
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_nsmartins.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.