Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67577
Type: TCC
Title: Voltamos, e agora? O retorno às aulas presenciais e a formação de futuros professores de biologia
Authors: Nojoza, Elivânia Gomes
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Formação docente;Ensino remoto;Ciências biológicas;Entrevista semiestruturada
Issue Date: 2022
Citation: NOJOZA, Elivânia Gomes. Voltamos, e agora? O retorno às aulas presenciais e a formação de futuros professores de biologia. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A implementação do ensino remoto emergencial, feita de forma quase imediata, como estratégia para dar continuidade às atividades educacionais que estavam paralisadas devido a pandemia do COVID 19 e as medidas de isolamento social, trouxe mudanças significa tivas no cenário educacional. Entre essas mudanças está o uso, quase obrigatório, de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) voltadas para o ensino. Nesse novo cenário, a formação docente entrou cada vez mais em pauta, nos fazendo refletir sobre a importância da integração das TDIC nos currículos, sobre como foi a preparação dos professores para essa nova situação de ensino remoto e sobre a influência dessa situação na formação dos futuros professores. Tendo como objetivo relatar a preparaçã o dos docentes do curso de Ciências Biológicas para o ensino remoto emergencial e para retorno às aulas presenciais, bem como refletir sobre a sua influência na formação de futuros professores, foram realizadas entrevistas com professores do curso de gradu ação em Ciências Biológicas da UFC. Ao analisar os relatos desses professores foi possível notar as dificuldades e desafios por eles enfrentados nesse momento e a importância da formação continuada dos docentes para o processo de ensino aprendizagem. Ainda é cedo para mensurar os impactos na formação dos futuros professores, mas podemos afirmar que o distanciamento social nesse período pandêmico gerou mudanças profundas na educação, que dificilmente serão esquecidas.
Abstract: The implementation of emergency remote teaching, carried out almost immediately, as a strategy to continue educational activities that were paralyzed due to the COVID 19 pandemic and soci al isolation measures, brought significant changes to the educational scenario. Among these changes is the almost mandatory use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) aimed at teaching. In this new scenario, teacher training has incre asingly come into the schedule, making us reflect on the importance of integrating TDICs into curricula, on how teachers were prepared for this new situation of remote teaching and on the influence of this situation on the training of new teachers. With th e objective of reporting the preparation of Biological Sciences teachers for emergency remote teaching and for returning to face to face classes, as well as reflecting on their influence on the training of future teachers, interviews were carried out with teachers of the undergraduate course in Biological Sciences at UFC. When analyzing the narratives of these teachers, it was possible to notice the difficulties and challenges they faced at that time and the importance of continuing teacher education for th e teaching learning process. It is still too early to measure the impacts on the training of new teachers, but we can say that social distancing in this pandemic period has generated profound changes in education, which will hardly be forgotten.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67577
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_egnojoza.pdf407,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.