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Type: TCC
Title: Educação ambiental e interdisciplinaridade: o que pensam os professores de uma escola de ensino médio da rede pública de Fortaleza
Authors: Ehrich, Alfredo de Menezes
Advisor: Mota, Erika Freitas
Keywords: Ciências da natureza;Concepções;Desafios
Issue Date: 2022
Citation: EHRICH, Alfredo de Menezes. Educação ambiental e interdisciplinaridade: o que pensam os professores de uma escola de ensino médio da rede pública de Fortaleza. 2022. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A preocupação com as questões ambientais promoveu o desenvolvimento, em escala mundial, da educação ambiental (EA). No Brasil, esse tema surge com a criação da Política Nacional da Educação Ambiental e busca desenvolver o pensamento crítico para preservar e conservar o ambiente natural. Diversos documentos atestam a importância da abordagem da educação ambiental de forma transversal, e interdisciplinar, durante o ensino básico. Porém diversos professores relatam dificuldades no cumprimento do que está previsto em lei. Tendo em vista este cenário faz-se necessário compreender o fenômeno e desenvolver propostas de intervenção que atinjam os pontos críticos que dificultam o ensino da EA no ensino básico. Deste modo, o trabalho objetiva conhecer as principais dificuldades na abordagem da EA no ensino médio de uma escola da região metropolitana da cidade de Fortaleza e realizar uma proposta de intervenção. Para tal, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores de ciências da natureza, discentes das disciplinas de biologia, física e química, de uma escola da rede pública da cidade de Fortaleza, buscando entender um pouco mais da visão destes profissionais acerca da EA, além de perceber quais as dificuldades por eles enfrentadas. Por meio do que foi notado, a visão dos professores acerca da EA é condizente com o que foi estipulado nos documentos dos encontros internacionais acerca deste tema. Sobre a abordagem da EA, as dificuldades relatadas pelos entrevistados foram a falta de tempo causada pela reforma do novo Ensino Médio, a pouca relação entre o conteúdo sob sua responsabilidade e a EA, a falta de apoio da escola para realização das atividades de EA, a dificuldade em sensibilizar os alunos sobre a importância dos estudos ambientais, bem como, percebeu-se alguns poucos erros conceituais acerca de terminologias próprias do estudo ambiental. Foi observada também uma defasagem na abordagem interdisciplinar da EA, já que a maioria dos entrevistados disse não utilizar conhecimentos de outras áreas em suas aulas. A partir dos problemas vistos foi realizada uma proposta didática em formato de cartilha voltada para a amenização destes empecilhos, tal cartilha foi disponibilizada para os entrevistados. Conclui-se que foi possível, por meio desta pesquisa, conhecer mais da visão dos professores do Ensino Médio acerca da EA. No momento de finalização deste trabalho, ainda não se tem a opinião dos profissionais acerca da cartilha, sendo essa uma perspectiva para novo trabalho: averiguar a eficiência da cartilha, se foi usada e as opiniões dos profissionais acerca do material.
Abstract: La preocupación con las cuestiones ambientales promovió el desarrollo, en escala mundial, de la educación ambiental (EA). En Brasil, ese tema surge con la creación de la Política Nacional de la Educación Ambiental y busca desarrollar el pensamiento crítico para preservar y conservar el ambiente natural. Diversos documentos certifican la importancia del acercamiento a la educación ambiental de forma transversal, e interdisciplinario, durante la enseñanza básica. Sin embargo, diversos profesores relatan dificultades en el cumplimiento de lo que está previsto en ley. De acuerdo con ese encenario, hay que comprender el fenómeno y desarrollar propuestas de intervención, que alcancen los puntos críticos que dificultan la enseñanza de la EA en la enseñanza básica. De este modo, el trabajo objetiva reconocer las principales dificultades en el acercamiento a la EA en el bachiller de una escuela de la región metropolitana de la ciudad de Fortaleza y realizar una propuesta de intervención. Por ello, fue realizada una entrevista semi estructurada con profesores de ciencias de la naturaleza, de una escuela pública de la ciudad de Fortaleza, buscando entender un poco más de las dificultades de estos profesionales acerca de la EA, además de darse cuenta de cuáles son las dificultades por ellos enfrentadas. Por medio de lo que fue observado, la mirada de los profesores acerca de la EA está de acuerdo con lo que fue estipulado en los documentos de los encuentros internacionales acerca de este tema. Acerca del acercamiento a la EA, las dificultades relatadas por los entrevistados fueron, la falta de tiempo causada por la reforma del nuevo Bachiller, la poca relación entre el contenido su la responsabilidad de los maestros con relación a la educação ambiental, la falta de apoyo de la escuela para la realización de las actividades de educação ambiental, la dificultad en sensibilizar a los alumnos sobre la importancia de los estudios ambientales y pocos errores conceptuales acerca de terminologías propias del estudio ambiental. Se observó también un retraso en el enfoque interdisciplinar de la EA, puesto que la mayoría de los entrevistados, dijo no utilizar conocimientos de otras areas en sus clases. A partir de los problemas vistos, se realizó una propuesta didáctica en formato de libreta direccionada al alivio de estos obstáculos, tal libreta fue disponibilizada a los entrevistados. Se puede concluir que fue posible por medio de esta investigación conocer más de la mirada de los profesores del Bachiller acerca de la EA. En el momento de la finalización de este trabajo, todavía no hay opinión de los profesionales acerca de la libreta, siendo esa una perspectiva para el nuevo trabajo: investigar la eficiencia de la libreta, si fue usada y las opiniones de los dos profesionales acerca del material.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67569
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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