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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Antônio César da | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Jordana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T12:59:40Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T12:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Jordana da Silva. A publicidade no contexto da ilegalidade e da violência dos jogos online: a ativação de marcas no GTA 5 roleplay. Orientador: Antônio César da Silva. 2022. 194 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67554 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to raise awareness of the emergence of advertising in Grand Theft Auto Roleplay (hereafter GTA RP) game servers, which are an illegitimate modification of the Grand Theft Auto V game developed by Rockstar Games. GTA RP is a massively multiplayer online (MMO) game that supports a large number of players simultaneously and combines the traditional open-world gameplay of the GTA series with elements and mechanics inspired by Role Play Games (henceforth RPG). The game makes use of the GTA V base platform with modifications in the original files that allow partial customization of the game. Given the fact that GTA V is a game whose narrative context is centered on violence and crime, we sought to identify elements that could justify and explain the presence and permanence of users and brands on these GTA RP servers. It was decided to conduct a qualitative case study of the Jeep, iFood, and Pfizer brand activations in the 2021-2022 season of the Cidade Alta server. The study revealed that the viewpoint of brands on metaverse and on how to advertise in the online game shows traces of precipitation, since their actions, in addition to not demonstrating innovation, insist on promoting visions close to those that traditional media diffuse about minority groups. The actions of the aforementioned brands raise a question about the future of communication that, apparently, has abdicated ethics and care when acting in contexts of violence and illegality, for instance, to communicate to young audiences | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Jogos online | pt_BR |
dc.subject | Metaverso | pt_BR |
dc.subject | Roleplay | pt_BR |
dc.title | A publicidade no contexto da ilegalidade e da violência dos jogos online: a ativação de marcas no GTA 5 roleplay | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é provocar reflexões acerca da emergência da publicidade dentro de servidores do jogo Grand Theft Auto Roleplay (doravante GTA RP), modificação ilegítima do jogo Grand Theft Auto V da desenvolvedora Rockstar Games. O GTA RP é um massively multiplayer online (MMO), jogo que suporta um grande número de jogadores simultaneamente e que combina a tradicional jogabilidade de mundo aberto da série GTA com elementos e mecânicas inspirados nos jogos de Role Playing Games (de agora em diante RPG). O jogo utiliza a plataforma base do GTA V, porém com modificações nos arquivos originais que permitem a personalização parcial do game. Sendo o GTA V um jogo cujo contexto narrativo é centralizado em violência e criminalidade, buscou-se identificar elementos que pudessem justificar e explicar a presença e permanência de usuários e de marcas nesses servidores de GTA RP. Optou-se por realizar um estudo de caso, de cunho qualitativo, das ativações das marcas Jeep, iFood e Pfizer na temporada 2021-2022 do servidor Cidade Alta. O estudo mostrou que a visão das marcas acerca do metaverso e de como fazer publicidade no jogo online apresenta traços de precipitação, uma vez que suas ações, além de não demonstrarem inovação, insistem em fomentar visões próximas às que as mídias tradicionais difundem acerca de grupos minoritários. As ações das marcas supracitadas levantam um questionamento acerca do futuro da comunicação que, ao que tudo indica, tem abdicado de ética e de cuidado ao atuar em contextos de violência e ilegalidade, por exemplo, para comunicar ao público jovem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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