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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67528
Tipo: | Tese |
Título: | Ideias pedagógicas e design de jogos na educação |
Autor(es): | Antunes, Jeferson |
Orientador: | Porto, Bernadete de Souza |
Palavras-chave: | Jogos;Educação;Jogos na educação;Design de jogos;Pesquisa Educacional;Games;Education;Games in education;Game design;Educational research |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ANTUNES, Jeferson. Ideias pedagógicas e design de jogos na educação. Orientadora: Bernadete de Souza Porto. 2022. 474 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Os estudos acerca dos jogos na educação colaboram para que possamos compreender as novas formas de interação nos espaços de sala de aula. Elas dizem respeito não só às tecnologias digitais, mas às relações sociais, compreendendo os jogos como manifestação da cultura que ultrapassa a educação. O presente estudo se ocupa em investigar a relação precedente a experiência de jogar, tendo como objeto específico do conhecimento a relação entre design de jogos e a educação. Pouco se estudou sobre essa relação, uma vez que o olhar da pesquisa educacional é voltado a experiência de jogar, logo, pouco se sabe sobre o desenvolvimento de jogos, as pessoas envolvidas e as relações possíveis com a educação. Nesse sentido, temos como objetivo geral: Investigar as relações entre as ideias pedagógicas e o desenvolvimento de jogos. Sendo os demais objetivos: Analisar o contexto do design de jogos do Brasil, analisar as possibilidades de interação entre o desenvolvimento de jogos e as ideias pedagógicas, analisar as possibilidades que o jogar na educação pode produzir a partir da contribuição de designers de jogos do Brasil e, propor contribuições que considerem a educação e o design de jogos de forma interdisciplinar. As categorias ideias pedagógicas, de Demerval Saviani, e design de jogos, especialmente em Jesse Schell, são as principais categorias de análise empregadas no estudo. Para a realização da pesquisa optou-se pelos métodos mistos em pesquisa, utilizando dos métodos mistos sequências. A revisão narrativa e a pesquisa de desenvolvimento temático são aplicadas na coleta e análise teórica; questionário, escala likert e estatística descritiva são usados na coleta e análise de dados quantitativos; entrevista semiestruturada, análise de conteúdo crítica e análise de conteúdo, foram utilizados para coleta e análise de dados qualitativa. Como resultados dessa pesquisa estabelecemos o primeiro perfil socioeconômico de game designers do Brasil, apresentamos uma discussão aprofundada sobre o contexto dos jogos na educação; compreendemos, a partir das percepções de respondentes, as múltiplas determinações do campo do design de jogos; estabelecemos a influência das ideias pedagógicas para o desenvolvimento de artefatos, desenvolvemos categorias analíticas de jogos para a educação, desenvolvemos um instrumento de análise e desenvolvimento de jogos na educação que pode contribuir de forma interdisciplinar com sua análise pela pesquisa educacional e o desenvolvimento de artefatos para a educação por parte de game designers. |
Abstract: | Studies on games in education have collaborated in understanding the new forms of interaction in the classroom ambience. Such forms concern not only the digital technologies but also the social relations, including games as a cultural expression that goes beyond education. This study deals with and investigates the relationship that precedes the experience of playing a game, taking as the specific object of knowledge, the relationship between game design and education. This relationship has been scarcely studied since educational research usually looks only at the experience of playing games, therefore, little is known about the development of games, the individuals involved, and how they virtually relate to education. In this regard, the overall purpose is: To investigate the relationships between pedagogical ideas and the development of games. Additional aims are: To analyze the context within which games have been devised in Brazil, to analyze the possibilities of interactions between developing games and pedagogical ideas, to analyze the possibilities that playing games in education may yield, drawing from the contribution of game designers in Brazil, and to propose contributions that envisage education and game design in an interdisciplinary fashion. The categories of pedagogical ideas, by Demerval Saviani, and of game design, especially by Jesse Schell, are the main analytical categories utilized in the study. In order to perform it, hybrid research methods have been adopted by utilizing sequential hybrid methods. Narrative review and the thematic development research have been applied for data collection and theoretical analysis; questionnaire, Likert scale, and descriptive statistics have been used for quantitative data collection and analysis; semi-structured interview, critical content analysis and content analysis have been employed for qualitative data collection and analysis. As the outcome of this study, an initial socioeconomic profile of Brazilian game designers has been established, an in-depth discussion has been presented about the context of games in education; based on the respondents´ perceptions, light has been thrown on the multiple determinations found in the field of game design; the influence of pedagogical ideas on the development of artifacts has been established, analytical categories of games in the context of education have been developed, an instrument of analysis and game development in education has been devised which may contribute, in an interdisciplinary manner, for its analysis in educational research as well as the development of artifacts for education on the part of game designers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67528 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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