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Type: TCC
Title: Formação do preço de venda: uma ferramenta gerencial
Authors: Barreto, Francisca Eugênia
Advisor: Azevedo, Eduardo Araújo de
Keywords: Custos - Contabilidade;Formação do preço - Venda (Contabilidade);Custeio direto - Contabilidade;Preço - Contabilidade
Issue Date: 1999
Citation: BARRETO, Francisca Eugênia. Formação do preço de venda: uma ferramenta gerencial. 1999. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico dos custos como ferramenta de suporte para o gerenciamento das empresas, além de estudar os métodos de formação do preço de venda; com um enfoque no apreçamento baseado no custo do produto, tendo como objetivo maior oferecer para as empresas conhecimento técnico para que possam atingir a lucratividade desejada, seja através do correto custeamento dos produtos ou do seu apreçamento. O custo pode fornecer informações imprescindíveis para os gestores das empresas modernas. Ferramentas tradicionais da contabilidade de custos, como a análise de custo x volume x lucro, e análise do lucro bruto, possibilitam ao gestor montar um plano de produção capaz de atender as perspectivas da empresa e de acompanhar as variações ocorridas dentro deste planejamento. As informações geradas pelo custo são fundamentais nas tomadas de decisões, dos tipos como fabricar versus comprar, aceitação de pedido especial e outras, indicando qual o procedimento que trará a melhor rentabilidade para a empresa. As mudanças estruturais ocorridas nas empresas modernas, fizeram alguns estudiosos acreditar que os métodos tradicionais de custeio não são mais eficazes na apropriação e controle dos custos. Com o objetivo de suprir a necessidade de informações destas empresas, foram criados novos métodos de custeamento como o Activity Based Cost - ABC, além de outras filosofias de gestão como o Activity Based Management - ABM, o Cost Management System - CMS e o Just-in-time, que em conjunto tem como proposta principal o gerenciamento das empresas através da análise das atividades desenvolvidas, e da manutenção de um estoque ótimo. Para isso a empresa deverá estar totalmente integrada e antenada com a "Filosofia da Excelência Empresarial". As mudanças estruturais ocorridas nas empresas foram diretamente provocadas pela globalização da economia, que tomaram o mercado altamente competitivo. A concorrência fez com que algumas empresa sentissem a necessidade de formar seus preços orientados pelo mercado. No entanto a formação do preço de venda baseado nos custos de produção, ainda são muito utilizados, principalmente a partir do custeio por absorção. A técnica utilizada para a formação do preço de venda a partir do custeio por absorção é perfeitamente aplicável ao custeio ABC, pois os dois métodos são idênticos dentro da teoria da contabilidade. A formação do preço de venda a partir do custeio direto, também é bastante utilizada, pois através deste método é possível identificar a margem de contribuição de cada produto na formação do lucro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67425
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